Dedicados à discussão da carreira, diretoria e base do SINASEFE Seção Natal participam a partir de hoje (23/08) do 9° Fórum Nacional das Comissões Internas de Supervisão (FNCIS). O encontro está sendo realizado em Garopaba-SC e tem como objetivo discutir a defesa do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE).

No início da manhã os participantes realizaram o credenciamento e acompanharam a mesa de abertura do evento, entre as temáticas discutidas estavam a conjura política e suas implicações para a Carreira dos TAEs.

Segundo Williamis Vieira, ex-coordenador geral do SINASEFE Nacional, além da discussão da carreira, os servidores precisam começar a pensar nas táticas de enfrentamento dessa conjuntura. “O que o governo Temer e os candidatos ligados a ele querem é a destruição do PCCTAE, é a implementação do “Carreirão”. É necessário que até 2019 nós estejamos organizados e possamos lutar conjuntamente contra esses projetos”, comentou o servidor.

O sindicalista lembrou, ainda, que apesar do cenário hostil, é nesse momento que sindicatos devem intensificar seu papel de resistência, organizar as lutas e mobilizar a base. “Os servidores precisam estar atentos e se aproximarem de suas entidades de representação para fazer o enfrentamento, as reformas estão sendo feitas pelo andar de cima, mas só prejudicam o andar de baixo”, finalizou Williamis Vieira.

Em seguida, a organização do evento deu boas-vindas aos participantes com uma apresentação cultural de professores locais sobre os 270 anos de inserção da cultura açoriana em Garopaba. No período da tarde está prevista a aprovação do Regimento Interno do IX FNCIS e uma mesa sobre o histórico das discussões que levaram ao PCCTAE e as lutas travadas por entidades sindicais como SINASEFE, FASUBRA e CIS.

Organizado pela Comissão Interna de Supervisão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRS, o 9º FNCIS marca a retomada do Fórum, que teve sua última edição realizada em setembro de 2014, em Vitória-ES. Representam o SINASEFE Natal, o diretor de Assuntos Jurídicos da Seção, André Nobre, os servidores Tonny Medeiros, do Campus Natal-Central, Sandro Alves e Kaline Karla do Campus Parnamirim. Os membros da CIS do IFRN, Abinoan Soares e Guilherme Porfírio, também participam do Fórum.

#SINASEFENatalnaLuta