Ao longo de sua programação o 37º CONSINASEFE vai contar com cinco mesas de debates, além de apresentações e votações de teses políticas. Ao todo, 21 pessoas foram convidadas para contribuir com os debates sobre conjuntura, saúde laboral, educação, carreira e combate às opressões.
Conheça um pouco da trajetória de cada convidada(o) a seguir:

Andréa Moraes
Andrea Moraes, trabalha na Rede Federal desde 2013, atua como docente de Sociologia no campus Maceió-AL do Ifal. Na militância sindical atua como diretora desde 2019, quando foi diretora adjunta de formação política no Sintietfal. Atuou como secretária-adjunta de Formação Política e, depois, como secretária-adjunta de Política para as Mulheres no biênio 2022-2024 da Direção Nacional do SINASEFE, além de secretária de políticas educacionais e culturais entre 2024 e 2025. Atualmente, é militante do Movimento por uma Escola Popular (MEP) no SINASEF Atualmente, é militante do Movimento por uma Escola Popular (MEP) no SINASEFE e diretora secretária no Sintietfal.
Cyro Garcia
Participou da fundação do PT e da CUT, tendo sido da Executiva Nacional por três gestões. Posteriormente participou da fundação do PSTU e da CSP-Conlutas, central que integra nos dias atuais.Ex-presidente do Sindicato dos Bancários-RJ; ex-deputado federal. Bacharel em Direito pela UFRJ e Mestre e Doutor em História pela UFF. Atualmente é o presidente do PSTU-RJ.
Elenira Vilela
Nascida em condições de clandestinidade durante a ditadura, iniciou sua militância aos 12 anos no Movimento Estudantil. Professora de Matemática há 30 anos, atuando no IFSC, sendo Licenciada em Matemática e Mestra em Educação. Atualmente, comunicadora social e analista política para diversos portais de comunicação independente, incluindo o Desacato, o DCM e o Brasil 247, entre outros. Foi dirigente da Seção IFSC e da Direção Nacional ocupando vários cargos, incluindo a Coordenação Geral tanto da seção quanto da DN. É membro da Direção Nacional da Intersindical Central da Classe Trabalhadora, a qual representa no GT de negociação pela regulamentação da Convenção 151 da OIT e da Mesa Nacional de Negociação Permanente junto ao governo federal.
Roberto Leher
Professor Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro na linha Estado, Trabalho e Movimentos Sociais (PPGE-UFRJ). Pesquisa sobre empresariamento da educação, condições de trabalho docente, financiamento da educação, com foco no ensino superior. Avô da Maria Liz e, principalmente, sogro do lamarão.
Tarcísio Mota
Tarcísio Motta é professor de História licenciado do Colégio Pedro II. Com 159.928 votos, foi eleito deputado federal em 2022 pelo Rio de Janeiro para mandato até 2026. Filiado ao PSOL desde sua fundação, foi candidato a governador do Rio em 2014 (712.734 votos), o segundo vereador mais votado da capital em 2016 (90.473 votos), terceiro colocado no pleito para governador de 2018 (819.248 votos) e o vereador mais votado da cidade do Rio em 2020 (86.243 votos).
Foi professor de escolas públicas em Duque de Caxias, Itaguaí e Rio de Janeiro e dirigente do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação, atuando na análise dos orçamentos públicos. Trabalhou, ainda, em escolas privadas, na UFF e na Escola Nacional Florestan Fernandes.
Na Câmara de Deputados, foi relator do Marco do Fomento da Cultura na Comissão de Constituição de Cidadania e Justiça (CCJ), integra a Comissão de Educação, tendo apresentado projetos sobre o assunto, e participa da Comissão Especial sobre desastres naturais.

Bruno Miranda Neves
É doutor em Políticas Públicas e Formação Humana (Uerj). Mestre em Educação (UFRRJ) e graduado em Pedagogia (Uerj). Coordenador do geral do Programa Desenvolvimento e Educação – Theotonio dos Santos (ProDEd-TS/Uerj), de cursos e eventos de extensão. Lidera pesquisas e parcerias institucionais com a Rede Bioma Pampa (Brasil, Uruguai e Argentina). Organizador do Seminário Internacional Formação de Professores para a Educação Profissional Técnica e Tecnológica (26 a 28/05/2026 em Rivera/Uruguai e Santana do Livramento/RS/Brasil). Autor e organizador de livros e artigos sobre Educação Profissional.
João Carlos Cichaczewski
Trabalha como TAE no IFC desde de 2014, analista de TI. Mestre em EPT pelo IFC e doutorando em Educação pela UDESC, atuando com as bases conceituais da EPT no Brasil e experiências de organização da classe trabalhadora brasileira em torno da pauta educacional. Membro da DN do SINASEFE nas gestões 2016-2018 e 2022-2024. Atualmente é membro da DSS da Seção SINASEFE Litoral do Vale do Itajaí – SC.
Marise Nogueira Ramos
Possui graduação em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (1990), mestrado (1995) e doutorado (2001) pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2001). Pós-doutorado em Etnossociologia do Conhecimento Profissional na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/Portugal – UTAD (2012). É professora associada da Faculdade de Educação da UERJ e docente credenciada no quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana dessa Universidade – PPFH/UERJ. Aposentou-se em março de 2023 como Especialista em Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz – EPSJV/Fiocruz) onde atuou como Vice-Diretora de Ensino (2001-2003/2004-2008) e implantou o Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde, do qual foi coordenadora no período de 2008 a 2012 e docente do quadro permanente até março de 2023. Foi professora (1992-2001) e Diretora de Ensino (1994-2001) do atual Instituto Federal do Rio de Janeiro. Exerceu o cargo de Diretora de Ensino Médio do Ministério da Educação (2003-2004), coordenou o GT Trabalho e Educação da Anped (2008-2010), do qual foi representante no Comitê Científico (2011-2012; 2019-2022). É uma das coordenadoras do Grupo THESE – Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde UFF/UERJ/FIOCRUZ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional em saúde, educação profissional integrada ao ensino médio, ensino médio, ensino técnico, reformas educacionais, saberes profissionais. É bolsista de produtividade do CNPq e Cientista do Nosso Estado (Faperj).
Rafaella Florencio
Rafaella Florencio é docente do IFCE – Campus Canindé, coordenadora do Curso de Pedagogia e do NEABI. Historiadora e pedagoga, com mestrado e doutorado em Educação (UFC) e pós-doutorado em Educação (UECE), lidera o Grupo de Pesquisa Educação, Raça, Gênero e Territorialidade (Geragente), atuando especialmente em ERER, formação de professores e estudos sobre raça, gênero e classe. Ativista social e sindicalista. Constrói o Pão e Rosas, coletivo sindical do SINASEFE.
Sonia Meire
Sonia Meire, vereadora de Aracaju, é professora da UFS, aposentada, mãe, feminista, antirracista, sindicalista, uma mulher trabalhadora, comprometida com uma trajetória de grande dedicação às lutas e em constante movimento na defesa da vida e dos direitos.
A pauta ambiental na defesa das comunidades tradicionais tem sido uma constante em sua vida. Ribeirinhas(os), extrativistas, marisqueiras, pescadoras(es), das terras indígenas e quilombolas, assim como tem realizado a defesa da Eletrobrás, da Petrobrás, dos Correios e da DESO.
Sonia Meire, foi candidata a Deputada Federal, em 2022, e obteve 20 mil votos. Também já foi candidata a governadora e a única mulher candidata ao Senado em 2018, além de ter sido reeleita vereadora de Aracaju nas últimas eleições municipais de 2024, com 4391 votos, sendo a 7ª mais votada para Câmara Municipal.

Amanda Moreira
Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) junto ao Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) e no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH-UERJ). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestra em Educação, especialista em políticas públicas em espaços escolares pela mesma instituição e graduada em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Possui pós-doutorado em Sociologia do Trabalho, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tendo como supervisor o Prof Dr. Ricardo Antunes. É líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Sociedade (Neptes-Uerj) e também integra o Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (Colemarx – UFRJ) e o Grupo Mundo do Trabalho e suas metamorfoses (GPMT – Unicamp). Parecerista de diversos periódicos na área de educação e autora dos livros: “Tempo e Docência” (2017), “Formas e tendências de precarização do trabalho docente” (2020) e “Trabalho docente sob a lógica privatista empresarial” (2021), além de diversos capítulos de livros e artigos em revistas. Tem experiência nas áreas de Trabalho, Educação, Políticas Educacionais e, desde 2010, desenvolve pesquisas sobre a precarização do trabalho de professores na educação básica e superior. O projeto de pesquisa atual se concentra em temas sobre a plataformização do trabalho docente. Destaca-se ainda a atuação sindical, tendo sido presidente da Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Asduerj) no biênio 2023-2025 e diretora do Andes-SN no biênio 2025-2027.
Emiliana da Consolação Ladeira
Formada em Letras pela FUNREI (atual UFSJ), mestrado e doutorado em Linguística Teórica e Descritiva pela UFMG. Professora aposentada de Língua Portuguesa, Literatura e Redação, tendo trabalho por 34 anos nas redes privada, municipal, estadual e federal no Ensino Fundamental II e Ensino Médio principalmente. Exerceu também atividades afins como correção de redação de vestibulares e do ENEM; elaboração de provas para vestibulares e concursos públicos e privados; correção e revisão de trabalhos acadêmicos e de livros. Também por três vezes não consecutivas foi Secretaria Municipal de Educação. Atualmente é Diretora Escolar na APAE de Prados.
Desde a entrada na EPCAR – Escola Preparatória de Cadetes do Ar – vinculada ao Ministério da Defesa, em 2005, também se filiou ao SINASEFE. Desde então tem se dedicado à luta sindical e desde 2016, faz parte da Diretoria da Seção Barbacena. Foi nessa Instituição que adquiriu (sofreu) a maior parte dos conhecimentos sobre os quais irá debater nesta mesa. Aposentou-se em 2019, o que não significou o abandono da luta por melhores condições de trabalho dos servidores da Educação.
Gustavo Machado
Gustavo Machado possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Mestre e doutor em filosofia política pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é pesquisador do Instituto Latino-americano de Estudos Socioeconômicos(Ilaese).
Juliene Zanardi
Professora EBTT do Colégio Militar do Rio de Janeiro. Doutora em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com tese sobre educação midiática no combate às fake news. Dirigente sindical da Seção SINASEFE CMRJ desde 2022. Membra na Comissão Nacional de Políticas para as Instituições de Ensino Ligadas ao Ministério da Defesa do SINASEFE.
Pedro Costa
Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestre e Doutor também em Psicologia pela UFJF, na linha Processos Psicossociais em Saúde. Pós-doutorado realizado junto à Universidade Michoacana de San Nicolás de Hidalgo, México. Professor do Departamento de Psicologia Clínica e do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília (UnB). Militante socialista e antimanicomial.

Nilo Moraes de Campos
Possui graduação em Tecnologia em Gestão Pública pela Universidade Federal de Pelotas; Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Portal Faculdades de Passo Fundo-RS. Mestrado em Política Social pela Universidade Católica de Pelotas, cuja investigação científica foi a qualidade de vida no trabalho dos
servidores do IFSul.
Foi Pró-Reitor de Gestão de Pessoas do Instituto Federal Sul-rio-grandense, por 12 anos. Eleito para diretoria do Sinasefe – Seção Sindical IFSul, em dois mandatos consecutivos (2001-2003) e (2003-2005). Membro eleito para mais dois mandatos (2023-2025) e (2025-2027). É filiado ao SINASEFE desde sua fundação.
William do Nascimento Carvalho
Técnico-administrativo em Educação (TAE), formado em Comunicação Social, mestre em Educação pelo Programa PROFEPT. Ex-Coordenador geral do SINASEFE e do Sindscope, atualmente compondo a CNSC-MEC pelo SINASEFE.
Fernanda Rosá
TAE, observadora na CNS, e integrante do GT Carreira da seção sindical IFSC.

Edson Kayapó
Edson Kayapó, pertencente ao povo Mebengokré, nascido no Oiapoue-AP. É doutor em Educação pela PUC-SP, mestre em História Social e graduado em História pela UFMG, com pós-graduação Lato Sensu em História e Historiografia da Amazônia pela Universidade Federal do Amapá. É escritor premiado pela Cátedra de Leitura da UNESCO, vencedor do Prêmio Tamoios pela Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil e vencedor do Prêmio Jabuti na categoria Literatura Juvenil (obra coletiva 2024). É professor de História Indígena e Educação Indígena na Licenciatura Intercultural Indígena do Instituto Federal da Bahia, pesquisador na McGill University (Canadá), curador de arte, ativista do movimento indígena e membro do Parlamento indígena do Brasil.
Evaldo Gonçalves
Bixa preta macumbeira. Jornalista no Câmpus Jatai do IFG desde 2012. Secretário de Políticas Étnico-raciais do SINASEFE. Atua na direção sindical desde 2014. Foi coordenador-geral da seção Jataí entre 2014 e 2016, entre 2018 e 2022 e 2024 a 2026. Membro do Conselho Municipal da Igualdade Racial de Goiânia entre 2023 e 2025. Membro do Conselho Municipal de Cultura de Caldas entre 2016 e 2018. Compõe a Comissão Permanente de Promoção de Políticas da Igualdade Etnico-Racial do IFG desde 2017. Foi Conselheiro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFG entre 2021 e 2024. Conselheiro no Conselho Superior do IFG pelo terceiro mandato.
Maria do Socorro Borges da Silva
Doutora e mestre em Educação, especialista em História Política Contemporânea e licenciada em História. Professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), do Centro de Ciências da Educação (UFPI- CCE) no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFPI) e no Departamento de Fundamentos de Educação (DEFE) com docência na área dos estudos de Fundamentos Históricos e Sociológicos da Educação e Relações Étnico-Raciais e de Gênero. É coordenadora Estadual da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos no Piauí (ReBEDH-PI), Membro da coordenação nacional da ReBEDH. Coordenou o Curso de Formação de Educação em Direitos Humanos: uma transversalidade cultural na Educação Básica, numa parceria entre SECADI/MEC, UFPI e REBEDH. Tem uma trajetória na docência, gestão e coordenação de projetos na educação básica, superior, popular e comunitárias, principalmente na Educação em Direitos Humanos. Tem experiências de trabalhos de pesquisa e extensão em territórios sociais, entrelugares demarcados pelas violências e superações de seus conflitos, como alternativas experienciais de potencialidades na fronteira entre Maranhão e Piauí. É escritora, poeta e sociopoética, participando de coletivos nacionais literários. É membro do Instituto Histórico Geográfico de Caxias (IHGC), sua cidade de origem.
Com informações do SINASEFE Nacional




