Na última sexta-feira (01/09), foi realizada no Miniauditório Central do CNat/IFRN a Assembleia Geral da categoria. Na ocasião, foi discutida a seguinte pauta: Informes; Análise de Conjuntura (medidas do Governo Federal); discussão sobre a mudança administrativa e pedagógica do IFRN (Resolução n° 32/2017 e Revisão do Regimento interno); recomposição de cargos devido a vacância na Diretoria Executiva do Sinasefe (Art. 40, título V, do Regimento Interno do Sinasefe Natal); escolha de delegados para a 151ª Plena (09 e 10/09 em Brasília/DF); e encaminhamentos. Também foi inserida na pauta a adesão ao 14 de setembro como Dia Nacional de Mobilização.

Nos informes, o diretor de Assuntos Jurídicos, Joás Andrade, falou sobre a última reunião do Fonasefe, realizada em Brasília no final do mês de julho, ressaltando o encaminhamento nacional de paralisação no dia 14 de setembro. O presidente da Rede de Grêmios do IFRN (REGIF), Júnior Miranda, falou sobre a II Plenária da Rede de Grêmios (II Plegif), que foi realizada do dia 1º a 04 de setembro, no IFRN Campus Canguaretama.

O tesoureiro adjunto da Seção Natal, André Nobre, deu informes sobre os Seminários de Formação Política que estão sendo realizados em parceria com mais quatro entidades sindicais e que já promoveram dois encontros de formação. O terceiro encontro já está marcado para o dia 29 de setembro, no Auditório do Sindprevs/RN, e será sobre “Dívida Pública”. Informou também sobre a reunião do Fórum Potiguar em Defesa da Previdência, que programou um Ato Público para o dia 14 de setembro, às 15h, com concentração em frente ao CNat/IFRN. André também falou sobre questões relativas as dificuldades de acesso antecipado aos materiais de aula para os intérpretes de Libras e e sobre o número insuficiente de profissionais que atuam no Campus Natal-Central. Ele falou também sobre a denúncia e o processo administrativo que vem sofrendo por ter usado a cadeira de rodas elétrica do IFRN em espaço externo ao Instituto, informando que já apresentou sua defesa e fez suas considerações.

A coordenadora geral do SINASEFE Natal, Socorro Silva, informou sobre a reunião realizada na última quinta-feira (31/08) com o diretor de Gestão de Pessoas do IFRN, Auridan Dantas, que colocou que haverá contratações via concurso para profissionais intérpretes de Libras e que quanto às condições de trabalho, será necessário elaborar um estudo das necessidades para fundamentar as ações pedagógicas e administrativas do Campus.

Já a professora Aparecida Fernandes, falou da importância da mobilização e participação da categoria nas atividades do dia 07 e 14 de setembro. “Precisamos politizar esse 07 de setembro participando das atividades deste dia e do dia 14 também. Esse contexto que vivemos hoje no país precisa ser discutido em todos os lugares e não podemos dar uma aparência de normalidade porque nada está normal”, concluiu a coordenadora geral da Seção, que falou, ainda, da parceria do sindicato com a Agência Saiba Mais, uma agência de reportagem independente que está sendo contruída para fazer frente a mídia tradicional.

Para a análise de conjuntura, foram convidados para a Assembleia o especialista em direito previdenciário, Nereu Linhares, e o economista e servidor do IFRN, Marcus Sampaio, que analisou a atual situação econômica do país e as medidas governamentais para garantir a transferência de recursos financeiros para adequação a política de controle orçamentário do atual governo, refletindo sobre as medidas que estão sendo tomadas pelo governo federal que destroçam qualquer conquista social alcançada nos últimos cem anos, concluindo que a base da geração de valor não está no dinheiro e sim no trabalho.

Nereu Linhares refletiu sobre a questão legal tomando com base na reflexão da relação do valor dinheiro, que não é compreendido pela massa da população brasileira, o que explica a inércia vivida atualmente, falta entendimento sobre o funcionamento da máquina de controle do capital; colocou que o governo elegeu o servidor público como “privilegiado”, arrumando um setor para atacar, retirando direitos trabalhistas e cortes nas políticas sociais.

A categoria presente na Assembleia votou pela adesão ao 14 de setembro como Dia Nacional de Mobilização, e definiu que para esta data será realizada uma atividade às 13h, em frente ao CNat/IFRN, e, posteriormente, os participantes se juntarão aos outros segmentos de luta no Ato Público que está sendo chamado para às 15h.

Para representar a Seção Natal na 151ª Plena, foi escolhido como titular o servidor do Campus Natal-Central, Edinésio Jales, e como suplente o Professor aposentado, Lailson Almeida.

Confira outros encaminhamentos deliberados na Assembleia:

– Moção de apoio aos alunos de Mossoró que foram suspensos por seis dias por participar de Ato Político no último dia 12 de julho;

– Nota de repúdio contra a postura do Reitor do IFRN, que divulgou uma foto com um o deputado Felipe Maia, o que demonstra desrespeito a negação de toda a luta que a Instituição construiu;

– Fazer uma consulta jurídica sobre a criação da função de Vice-Reitor no IFRN e do CONSAD;

– Fazer a discussão sobre a Resolução 032/2017, que aprova a Regulamentação das Atividades Docentes no âmbito do IFRN.