Após 125 dias de sua deflagração, em 13 de julho de 2015, a greve nacional do SINASEFE-DN está oficialmente encerrada! A deliberação foi aprovada na noite de sábado (14) pelos delegados da 138ª Plenária Nacional do Sindicato, que aconteceu nos dias 14 e 15 de novembro, em Brasília.

O fim da greve foi aprovado por contraste visual, com ampla maioria dos votos e sem nenhum voto contrário, contabilizando-se apenas quatro abstenções e não havendo nenhuma surpresa na materialização do fato – amplamente defendido no fórum durante o debate sobre conjuntura e avaliação política do movimento paredista na tarde do sábado (14).

Como delegadas representando o Sinasefe Seção Sindical Natal na 138ª Plena, participaram Socorro Silva, pela diretoria do Sindicato, e Maria de Lourdes Teixeira, representando a base. As delegadas foram eleitas na Assembleia Geral realizada no dia 09 de outubro.

TERMOS DE ACORDO (MEC)
Os dois termos de acordo para encerramento da greve propostos pelo Ministério da Educação (MEC) – um sobre o atendimento das pautas pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e outro sobre a reposição dos dias parados – também foram aprovados por ampla maioria do plenário. A expectativa é de que as assinaturas ocorram nos próximos dias.

TERMOS DE ACORDO (MPOG)
Junto ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) também existem dois termos de acordo propostos pela Secretaria de Relações de Trabalho no Serviço Público (SRT) – estes com as respostas das pautas que geram impacto financeiro ao governo (reposição salarial e carreiras).

As assinaturas destes documentos foram aprovadas no início de outubro, em consulta eletrônica das bases que foi apurada pelo Comando Nacional de Greve (CNG), e estava pendente por conta da espera do documento da Setec/MEC.

RESUMO DO MOVIMENTO
A greve 2015 foi aprovada na 132ª PLENA do SINASEFE, em 4 de julho, e durou 125 dias da sua deflagração – em 13 de julho – até a data da 138ª Plena (14/11), quando foi aprovado o seu encerramento oficial.

O movimento, em seu auge, chegou a englobar mais de 260 unidades de ensino (campi e prédios da administração das IFE), 51 Seções Sindicais e 25 estados.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Sinasefe-DN