Carreira TAE: conheça a proposta apresentada pelo MGI nesta terça (11/06)

Imagem Destaque

O Governo Federal apresentou nesta terça-feira (11/06) uma nova proposta para reestruturação da carreira de técnico-administrativas(os) em educação (TAEs). Nesta quarta-feira (12/06) teremos uma live com o balanço do que foi apresentado (mais informações abaixo).

Em greve há 70 dias, o SINASEFE participou da 6ª reunião da Mesa Específica e Temporária da Carreira TAE e divulga a proposta na íntegra a seguir:

PCCTAE-11-06-2

A proposta acima ainda será debatida pela categoria em assembleias locais para posterior deliberação nacional (em Plenária) sobre aceite, ou não, dos termos colocados.

proposta acima ainda será debatida pela categoria em assembleias locais para posterior deliberação nacional (em Plenária) sobre aceite, ou não, dos termos colocados.

Informe

Confira o informe dado pelas(os) representantes das entidades após a reunião:

Super Live

Durante toda a tarde o SINASEFE realizou uma Super Live para acompanhar, em tempo real, as manifestações do Dia Nacional de Luta em Defesa do PCCTAE e as notícias da reunião, assista:

Balanço da reunião

Nesta quarta-feira (12/06), a partir das 17 horas, o sindicato realizará uma live de Balanço da 6ª Mesa Específica e Temporária da Carreira TAE.

Neste espaço virtual, o Comando Nacional de Greve do SINASEFE (CNG) e a Comissão Nacional de Supervisão do SINASEFE (CNS) farão informes e balanço da Mesa Específica e Temporária de Negociação (relativa à carreira TAE), realizada na tarde de terça-feira (11/06) no MGI.

O debate será transmitido nos canais do SINASEFE no YouTube e Facebook.

Imagens

Histórico

O SINASEFE protocolou, em 02/08/2023, junto ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), suas propostas de reestruturação de carreira . Os documentos, atualizados em fóruns do sindicato nacional, tratam do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) e do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (PCCMF/EBTT).

O MGI instalou, a partir do mês de setembro de 2023, mesas Específicas e Temporárias com diferentes categorias, sendo duas delas vinculadas ao SINASEFE: uma da Carreira TAE e outra da Carreira Docente. No dia 3 de outubro de 2023, as entidades sindicais apresentaram ao Governo suas propostas de reestruturação de carreiras. Além de apresentar as propostas (protocoladas desde o início de agosto de 2023), o SINASEFE reforçou a cobrança pela revogação urgente da Instrução Normativa SGP/ME nº 66/2022.

Em 22 de fevereiro de 2024, na 3ª reunião da Mesa Específica e Temporária da área da Educação, apesar do intervalo de 142 dias entre as reuniões, o Governo não apresentou resposta concreta às propostas apresentas pelas entidades sindicais. Sem apresentar avanços concretos no processo de reestruturação, o Governo apenas acenou com o mesmo percentual de reajuste oferecido aos servidores públicos federais de forma geral (4,5% para 2025 e 4,5% para 2026).

Ainda no âmbito da reestruturação, no caso do PCCTAE, o Ministério da Educação (MEC) divulgou no dia 01/04 o relatório final do Grupo de Trabalho (GT) criado no âmbito da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (CNSCCTAE). Construído com a participação do SINASEFE, o documento foi entregue em 27/03 ao ministro da Educação, Camilo Santana, e à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, em Brasília-DF.

Em 19/04 aconteceu a 4ª rodada de negociação da Mesa Específica e Temporária, na qual o Governo modificou um pouco sua proposta (oferecendo 9% para janeiro de 2025 e 3,5% em maio de 2026), mas ainda sendo incompatível com as reivindicações da categoria – que está em greve nacional, por tempo indeterminado, desde 03/04. Por isso, a 190ª Plenária Nacional rejeitou a proposta de 19/04 por maioria absoluta de votos: 94 x 3, com uma abstenção. Docentes e TAEs aguardaram por mais de 30 dias uma resposta do MGI para prosseguir com as tratativas.

Por fim, as reuniões da 5ª rodada de negociação aconteceram em 15/05 (carreira docente) e em 21/05 (carreira TAE). Mesmo passados 32 dias entre as reuniões negociais com o segmento TAE, o governo seguiu ignorando as indicações do GT que contou com a participação dos sindicatos, do MEC e do MGI, e a nova proposta apresentada em 21/05 seguiu desrespeitado as(os) trabalhadoras(es). As propostas do Governo Lula (tanto para docentes e quanto para TAEs) foram rejeitadas por ampla maioria na 191ª PLENA (apenas dois votos foram favoráveis a aceitar possíveis acordos). Buscando prosseguir com a negociação, o SINASEFE protocolou, ainda em maio, contrapropostas de reestruturação das carreiras de TAEs e docentes.

Com informações e imagens da Comunicação da Nacional

CADASTRE-SE

Para receber nossos informativos por email.

Newsletter Widget (#5)
FILIAÇÃO

Seja um filiado Sinasefe RN e tenha assistência e benefícios. Faça parte dessa luta.

APOSENTADOS

Uma seção destinada aos aposentados.

GREVE

Saiba tudo o que está acontecendo durante o período que estamos em GREVE.