Na tarde desta quinta-feira, 6 de agosto, como forma de apoio e adesão do Sinasefe Natal à Marcha Unificada dos Servidores Públicos Federais (SPF) que aconteceu em Brasília, a Seção realizou, juntamente com Sintest-RN, Sintsef-RN e Sindsaúde, um ato público que contou com a participação de servidores(as) do IFRN, UFRN, Funasa, Ibama, Incra, Ministérios da Saúde e da Fazenda, Iphan, Dnocs e Polícia Rodoviária Federal.
 
A atividade foi uma deliberação da última Assembleia do Sinasefe Natal, realizada no dia 31 de julho, assim como a participação de uma comitiva do Sinasefe Natal na Marcha dos SPFs, que teve como objetivo pressionar o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) a negociar com a categoria a contraproposta de reajuste linear de 19,7% para janeiro de 2016, elaborada pelo Fórum Nacional dos Servidores Públicos Federais (Fonasef).
 
Durante o ato, os dirigentes sindicais reforçaram que a união dos(as) trabalhadores(as) neste momento de arrocho e corte nos orçamentos de áreas essenciais é imprescindível. Maurílio Gadelha, um dos coordenadores do Sinasefe Natal, lembrou que a luta não deve se restringir apenas à melhoria da própria condição salarial. “A luta é por todo o conjunto de demandas da sociedade, por uma saúde melhor, uma educação melhor, uma segurança melhor. Estamos pedindo apenas o que nos é de direito, que é um país mais justo e mais igualitário”, comentou.
 
“Não podemos pagar por uma crise que não foi criada pelos trabalhadores. Vamos continuar na luta até que nossas reivindicações sejam atendidas”, disse Gisélia Fonseca, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no RN (Sintsef). Já Aparecida Fernandes, diretora de formação política e sindical do Sinasefe Natal, lembrou que a Seção está com a greve em suspenso mas que ainda permanece em estado de greve, e que, por isso mesmo, a categoria deve participar das mobilizações. “É importante que docentes e técnicos-administrativos não participem apenas das assembleias e sim de todo o calendário de mobilização aprovado pela categoria do IFRN em apoio à greve nacional. A participação nas atividades tem que ser constante, senão não avançaremos”.
 
José Rebouças, diretor do Sintest-RN, destacou que a pauta geral, que pede pela data-base, isonomia no tratamento dos(as) servidores(as) dos diferentes poderes e reposição das perdas dos últimos anos são reivindicações de todos(as) os(as) trabalhadores(as). “É fundamental a unificação dos atos neste momento, para dar força ao movimento e pressionar o governo a melhorar a proposta, porque aquela proposta anterior, de 21% em quatro anos, já foi rechaçada”, finalizou Rebouças. Na próxima terça-feira (11 de agosto), o Sintest realiza um ato unificado, em frente ao Hospital Universitário Onofre Lopes, a partir das 8h30, como parte do Dia Nacional de Mobilização e Manifestação, em defesa da pauta unificada dos SPF.
 
PLENA
Membros da direção e da base do Sinasefe Natal também participarão da 133ª PLENA do Sinasefe Nacional, que acontece neste fim de semana, em Brasília. Monique Oliveira e André Palhares são delegados da Seção, enquanto Daniel Lobão, Paulo Henrique Brazil, Erivanda Tavares, Francisco dos Santos, Francisco Feitosa e Tonny Medeiros serão os observadores dos debates. Além das avaliações quanto ao movimento grevista da entidade, será debatida a proposta de reajuste formulada pelo Fonasef.
 
Mais informações sobre a greve nacional do Sinasefe você confere no 3º Boletim do Comando Nacional de Greve, que pode ser lido AQUI, e AQUI você confere as fotos do ato público de hoje.