Seguindo o exemplo do que tem acontecido em outros municípios do país, a Câmara Municipal de Currais Novos promoveu na manhã de hoje (22/05), uma audiência pública para discutir os cortes no orçamento da educação. O SINASEFE Natal foi uma das entidades convidadas a participar do encontro e foi representado pelo diretor de Comunicação da Seção, Hugo Manso. Além de discutir os cortes, a audiência pública teve como objetivo esclarecer dados equivocados publicizados pelo ministro da Educação.

Mesmo com a campanha de desgaste da imagem das universidades e institutos federais, promovidas pelo presidente, Jair Bolsonaro e sua equipe, nas últimas semanas, a sociedade civil e também parte da classe política do país, tem se mobilizado contra os cortes na educação e tem se somado aos trabalhadores da educação e aos estudantes pela revogação das medidas.

Para Hugo Manso, as audiências públicas possibilitam que uma parcela maior da população tenha acesso a informações fidedignas sobre a atuação de universidades e institutos o sobre o real impacto que os cortes representarão para a qualidade da educação oferecida pela rede federal, além de explicitar as consequências econômicas para o país, tendo em vista que essas instituições geram emprego e renda nas localidades onde estão situadas.

A audiência pública, foi uma proposição da vereadora Tércia Leda (PT), com apoio do também vereador e professor do IFRN Rady Dias (PHS), e conta com presença do diretor do campus do IFRN Currais Novos, Andreilson Oliveira, estudantes do IFRN e das universidades.

Desde que os cortes foram anunciados, o SNASEFE Natal tem mobilizado a categoria contra mais esse ataque do governo aos institutos federais e seus trabalhadores.