A comunidades escolar do IFRN participou nesta terça-feira (11) das mobilizações promovidas pelo SINASEFE Seção Natal no Dia de Paralisação contra a PEC 241 e em Defesa da Educação e do Serviço Público. Um Ato público com caminhada do IFRN Campus Natal-Central até a Árvore de Mirassol encerrou o dia que também contou com debates e intervenções culturais. Atividades de mobilização também foram realizadas nos campi Parnamirim, Ceará-Mirim, Pau dos Ferros e João Câmara.

A programação desse 11 de outubro começou com alunos declamando poesias sobre os desmandos do governo Temer. Logo em seguida, foi realizada uma mesa de debate sobre Análise de Conjuntura. Para falar sobre o tema, participaram da mesa o coordenador geral do SINTEFPB, François Fernandes; a coordenadora geral do SINTE/RN, Fátima Cardoso; e o dirigente estadual do PT, Olavo Ataíde.

A reforma do Ensino Médio foi tema da segunda mesa de debate, que contou com a participação do professor do IFRN e especialista no assunto, Dante Moura, da diretora de Mulheres da UBES, Brisa Bracchi; e da presidente do GEDM do CNat, Ana Luiza.

No início da tarde, aconteceu o debate sobre a PEC 241 com a assessora jurídica da ADURN, Andreia Munemassa. Representantes de diversas entidades e movimentos sociais também participaram do debate falando sobre as propostas retrógradas impostas pelo atual governo.

Um Ato Público contra a PEC 241 e em Defesa da Educação e do Serviço Público encerrou o Dia de Paralisação no IFRN. Com palavras de ordem, cartazes e faixas, cerca de três mil participantes, incluindo estudantes do IFRN, UFRN, UNP, Escola Agrícola de Jundiaí, da rede estadual de ensino, UBES, UNE e representantes das entidades sindicais e dos movimentos sociais caminharam até a Árvore de Mirassol denunciando e protestando contra os ataques do governo Temer.

Atividades também foram realizadas em alguns campi do IFRN. Em Pau dos Ferros, alunos e servidores participaram de uma blitz educativa na BR 405 sobre a PEC 241, rodas de conversa, atividades artísticas e recreativas. Uma passeata marcou o Dia de Paralisação no IFRN Ceará-Mirim. Cerca de mil pessoas ocuparam a principal avenida do município e protestaram contra a PEC da maldade, a reforma do Ensino Médio e a Escola da Mordaça. À tarde, os alunos e servidores se juntaram às atividades no CNat.

A diretora de Formação Política do SINASEFE Natal e professora do IFRN Campus Parnamirim, Aparecida Fernandes, participou de um momento de discussão com os professores da Escola Estadual Pte. Roosevelt, em Parnamirim, sobre PEC 241 e a Reforma do Ensino Médio. À tarde, os alunos e servidores do campus participaram de um ato que reuniu alunos de diversas escolas contra a Reforma do Ensino Médio, a Lei da Mordaça e a PEC 241. O Campus João Câmara também participou de um ato com caminhada nas ruas no município.

Da diretoria do SINASEFE Natal, participaram desse Dia de Paralisação os coordenadores gerais, Francisco Dias, Maurilio Gadelha e Socorro Silva; o diretor de Assuntos de Aposentadoria, Eduardo Sinedino; o diretor de Assuntos Jurídicos, Joás Andrade; o tesoureiro adjunto, Victor Marques; a secretária geral, Monique Oliveira; e a diretora de Formação Política, Aparecida Fernandes.

O SINASEFE Natal agradece a todos os servidores e estudantes do IFRN pela belíssima aula de cidadania, pela coragem e ousadia de lutar contra a PEC 241, a reforma do Ensino Médio, a Lei da Mordaça e todas as reformas impopulares apresentadas pela agenda retrógrada e conservadora do governo Temer.

Continuem mobilizados! A luta está só começando!