Servidores e estudantes do IFRN participaram na tarde dessa quarta-feira (08/05), das mobilizações em defesa da Ciência. A ação foi organizada por pesquisadores, professores e estudantes da UFRN e do IFRN, em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), além de outras entidades de ensino do Estado.  A iniciativa teve como objetivo chamar a atenção da sociedade civil para a política de destruição da ciência, tecnologia e inovação no Brasil e denunciar os cortes no orçamento da Rede Federal de Ensino.

Somente a UFRN, o IFRN e a Ufersa tiveram cortes na ordem de R$ 101 milhões no orçamento. A medida vai afetar drasticamente a funcionalidade das instituições e deve levar à demissões de trabalhadores terceirizados.

As manifestações em defesa da Ciência aconteceram em todo o país e realizaram aulas livres, mostras científicas e apresentação artísticas, após esse momento, os participantes realizaram um Ato em defesa da Ciência e Tecnologia. Em Natal, os manifestantes munidos de cartazes, bandeiras, batucadas e entoando palavras de ordens contra os ataques do governo Bolsonaro e em defesa da Educação, se concentraram no cruzamento do Shopping Midway Mall com o CNat/IFRN. Em seguida, todos seguiram em caminhada pela avenida Salgado Filho e encerraram a manifestação no Anfiteatro da Praça Cívica da UFRN.

Segundo o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, afirmou que a ciência e tecnologia contam hoje com apenas 1/3 do orçamento disponibilizado há 10 anos para o setor e informou que que os cortes de 42% no orçamento de 2019 atingiu em cheio as bolsas financiadas pelas agências de pesquisas, a exemplo do CNPq, CAPES e Finep. Eduardo Sequerra, professor e pesquisador do Instituto do Cérebro, disse que “os cortes anunciados pelo governo vão fazer a Ciência praticamente parar e perder anos de investimentos na área”.

A Diretoria do SINASEFE Natal se fez presente no evento com as coordenadoras gerais da Seção, Emanuelly Bezerra e Nadja Costa; a secretária geral, Tânia Costa; e o diretor de Comunicação, Hugo Manso.

#SINASEFENatalnaLuta
#TireaMãodoMeuIF