Na manhã desta quinta-feira (09), foi realizado um Ato Contra a Cultura do Estupro, convocado pelo Movimento de Mulheres Olga Benário. A atividade aconteceu no Centro de Natal, e contou com a participação do GT de Gênero e Orientação Sexual, Raça, Etnia e Trabalho Infantil do SINASEFE Natal, representado pela coordenadora da Seção, Socorro Silva; do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB); da Central de Movimentos Populares (CMP-RN); da Central Única de Trabalhadores (CUT); e membros da Ocupação Padre Sabino Gentille.

Durante o ato, a coordenadora do Movimento de Mulheres Olga Benário, Samara Martins, reforçou a gravidade da perpetuação da cultura do estupro e do machismo em nossa sociedade, que violenta e mata mulheres todos os dias. São mais de 50 mil estupros em nosso país todos os anos e, a cada 11 minutos, uma mulher é estuprada no Brasil. “Não é normal que nós mulheres tenhamos medo de sair de casa; que nós tenhamos que nos preocupar com que roupa vamos vestir, por onde vamos andar, com medo de sermos atacadas! Isso não é normal e essa situação precisa acabar”, reforçou.

Socorro Silva ressaltou que a cada momento uma mulher sofre violência doméstica no Brasil, e que esse tratamento indigno dado a esse segmento da sociedade é uma construção cultural. “A luta contra o machismo e contra a cultura do estupro, a cultura da violência contra a mulher, deve ser travada por todos e todas, por homens e mulheres. Não deve ser uma luta apenas das mulheres, porque os homens têm responsabilidade nisso. E precisamos criar nossas crianças, nossos filhos e filhas, mostrando que violência não se pratica, contra ninguém, muito menos contra a mulher”, disse a coordenadora do SINASEFE Natal.

Além da manifestação contra a cultura do estupro, durante o ato foram denunciados os desmontes do governo interino de Michel Temer contra as mulheres, a população mais pobre, os programas sociais e educacionais, sempre com a entoação de palavras de ordem por parte do público presente.

Nesta sexta-feira (10), como parte das atividades de Paralisação com Mobilização convocadas em todo o Brasil por entidades sindicais, sociais e populares, será realizada a roda de conversa “Mulheres e a Democracia”, para o debate dos ataques aos direitos das mulheres no governo Temer e o combate à violência e à cultura do estupro. A atividade, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Diversidade (NEGêDi) com apoio do IFRN, do SINASEFE Natal e da REGIF, será a partir das 9h, no Miniauditório do Campus Natal-Central do IFRN.

Confira AQUI a nota do sindicato Pela Dignidade, Pelo Respeito e Pela Não Violência Contra As Mulheres.