Como parte deste importante momento de discussões e deliberações dos(as) trabalhadores(as) em todo o país, o Sinasefe Seção Sindical Natal convocou sua base para Assembleia Geral no último sábado, dia 25 de julho, no Auditório Pedro e Sá Leitão, no Campus Natal-Central. Na pauta, além de outros temas, a Análise da Conjuntura Nacional e Campanha Salarial, com informes do Movimento Paredista Nacional, e as informações das Comissões locais que estão debatendo as 30 Horas e a Flexibilização da Jornada. A reunião foi transmitida ao vivo pela internet pela primeira vez na história da Seção, e pode ser assistida na íntegra AQUI.

Dando início à reunião, Lourdes Teixeira e Aparecida Fernandes deram os informes da última Plenária do Sinasefe Nacional. A coordenadora do Sinasefe Natal, Socorro Silva, passou aos presentes os informes sobre a rodada de visitas aos Campi do IFRN, iniciadas em junho. Também foram feitos informes sobre a suspensão das eleições gerais do IFRN em virtude da greve nos Campi Mossoró, Apodi e Ipanguaçu, e a mobilização da categoria dos(as) petroleiros(as).

Partindo para o segundo ponto de pauta, o técnico-administrativo Ronaldo Souza, membro da Comissão de Flexibilização da Carga Horária, fez um balanço dos trabalhos realizados na comissão, criada para discutir a questão levantada durante a greve local iniciada em abril. Ele explicou que no estudo, que se encontra em vias de finalização, o princípio defendido seria o do equilíbrio das contas que o IFRN alcançaria ao implantar a flexibilização da jornada durante os períodos de recesso, de forma reduzir o consumo de água e energia, com uma economia 35% maior do que a que se costuma atingir no período.

Já sobre a Comissão das 30 Horas, Victor Marques, tesoureiro adjunto do Sinasefe Natal, informou que o documento elaborado pelo grupo de trabalho já foi protocolado na Reitoria, no último dia 17. Disponibilizaremos em nosso site, em breve, as minutas elaboradas pelas duas comissões para consulta da categoria.

Abrindo o tópico de análise de conjuntura, o representante do Sintest-RN, José Rebouças, deu um panorama geral sobre a greve dos técnicos nas universidades federais públicas, afirmando que 100% das instituições se encontram com a categoria paralisada no momento. “Nossa greve começou no dia 28 de maio, e surgiu com uma força muito grande, com os companheiros do Andes e agora do Sinasefe Nacional, se consolidando como uma greve da Educação Federal, que se amplia a outros setores do funcionalismo público federal”, disse Rebouças.

O representante da Seção Mossoró, Paulo Sidney, afirmou que a decisão de aderir à greve nacional foi tomada pela categoria em Mossoró, Apodi e Ipanguaçu após a discussão do assunto pela base. “A leitura que fazemos é que uma greve do serviço públicos nesse momento é uma reação necessária à postura que o governo vem adotando, de cortes em áreas essenciais, enquanto na dívida pública, por exemplo, não se mexe”, afirmou.

Marcos Dorval, membro da Direção Nacional do Sinasefe, falou sobre as reuniões com as entidades realizadas na última semana pelo MPOG, em que o governo reapresentou a proposta de reposição parcelada de 21,3%, em quatro anos, anteriormente rejeitada pelos Servidores Públicos Federais (SPFs), e apresentou novas propostas de reajuste em benefícios condicionadas à aceitação da primeira proposição. Para Dorval, a tendência é de uma apresentação de contraproposta pelo Fórum Nacional dos Servidores Públicos Federais (Fonasef).

Antes das votações e encaminhamentos finais, foram eleitos(as) os(as) delegados(as) que representarão a Seção na 133ª PLENA do Sinasefe: pela direção, Daniel Lobão, e pela base, Lourdes Teixeira. Na suplência ficaram Monique Oliveira e André Palhares. A PLENA será realizada em Brasília nos dias 6, 7 e 8 de agosto, sendo o primeiro dia de evento reservado à Marcha Unificada dos Servidores Públicos Federais, que será realizada na Esplanada dos Ministérios, com concentração no período da manhã. A atividade também contará com representantes da direção e da base do Sinasefe Natal.

Após a apresentação, defesas e votação dos encaminhamentos de data e pauta da próxima assembleia propostos, foi deliberada a realização de uma Assembleia Geral nesta sexta-feira, dia 31 de julho, às 9h, para:

1)      Avaliação dos encaminhamentos das Comissões de Flexibilização e de 30 Horas e votação do encerramento da greve local deflagrada em abril deste ano;

2)      Votação da adesão ao movimento paredista nacional iniciado no último dia 13 de julho pelo Sinasefe Nacional.

Contamos com a presença de tod@s em mais esse importante debate para a categoria!

Confira AQUI as fotos da última assembleia.