Na manhã de hoje (05/07), servidores e servidoras do IFRN se reuniram em Assembleia Geral e elegeram novos membros para a Diretoria Executiva do SINASEFE Natal. Inicialmente, o Sindicato estava com três cargos vagos (dois da Coordenação Geral e um da Secretaria Geral), mas o servidor Francisco Dias, que ocupava a pasta de Formação Política, precisou sair do cargo e a plenária também elegeu um novo representante para essa vaga. Para garantir a paridade, obrigatoriamente três destes cargos precisavam ser assumidos por mulheres.

A Assembleia aconteceu a partir das 9h com a primeira chamada feita pelo coordenador geral do Sindicato, Fernando Varella. Após os 15 minutos de prazo, a plenária teve início a apresentação dos informes. No primeiro deles, o dirigente destacou que o Sindicato realizará neste sábado (06/07), um São João para reunir os/as servidores/as sindicalizados/as e festejar as conquistas obtidas com a greve. A festa acontece a partir das 16h, no Espaço Cultural Ruy Pereira.

O dirigente informou que a Diretoria está fazendo a atualização do Regimento Interno e que a minuta estará disponível no site para os sindicalizados consultarem e fazerem sugestões nos próximos dias. O coordenador disse ainda que no último dia 03 de julho teve um encontro no Ministério do Trabalho para tratar do acordo coletivo das funcionárias e informou que a Seção não tem saúde financeira para dar o reajuste salarial para as trabalhadoras neste ano, mas que manterá os benefícios como vale alimentação e plano de saúde. O coordenador também explicou que a Diretoria pretende visitar os campi e reforçar a necessidade de sindicalização ao Sindicato.

O tesoureiro da Seção, Diógenes Araújo, reforçou o convite para que os servidores participassem do São João do Sindicato e explicou que apesar da ampliação de despesas durante a greve, a Seção conseguiu limitar os gastos a 30% do valor do Fundo existente para uso no movimento paredista. O professor também chamou a atenção da categoria para as tentativas de golpe que os servidores vêm sofrendo e alertou que eles devem ficar atentos a mensagens falsas pelo WhatsApp.

Finalizados os informes, a Assembleia seguiu para a eleição dos/as novos/as dirigentes para o Sindicato. Se candidataram os/as servidores/as Cristina Tapuya, Fabiana Marcelino e Diego Cirne (Coordenação Geral), Sara Lima (Secretaria Geral) e Fátima Oliveira (Formação Política). A eleição dos/as diretores/as foi apenas homologada pela Assembleia, tendo em vista que não havia concorrentes, enquanto que a escolha para as vagas de coordenadores gerais foi feita através de votação, sendo eleitos/as a servidora Fabiana Marcelino e o servidor Diego Cirne.

Após a recomposição da Diretoria, a Assembleia discutiu a recomposição dos Grupos de Trabalhos – GTs. Em virtude da falta de representantes, a discussão foi encaminhada para a próxima Assembleia.

A plenária do SINASEFE aconteceu no formato híbrido: presencial no Auditório 01 do IFRN Campus Natal-Zona Leste e de forma remota através do Teams. A discussão pode ser revista no nosso canal no Youtube, através dos links: https://www.youtube.com/watch?v=O_Lw0nj-P00 (Primeira parte) https://www.youtube.com/watch?v=tVLHAYu9GWs (Segunda Parte).

#SINASEFEnaLuta
#AssembleiaGeral