O SINASEFE Seção Natal realizou nessa quarta-feira (31/01), a primeira Assembleia Geral do ano de 2024. O encontro escolheu delegados/as para a 186ª PLENA, que acontece de forma híbrida em 04 de fevereiro, tratou das finanças do sindicato e debateu sobre a Campanha Salarial.

O coordenador geral, Fernando Varella, iniciou a Assembleia com os informes. O servidor repassou a discussão que ocorreu na Plenária dos Servidores Federais, realizada no dia 30 de janeiro, que tratou da Campanha Salarial. Até o momento, a proposta de reajuste salarial, apresentada pelo governo Lula, não contempla um percentual para 2024. Em virtude desse congelamento, a Plenária discutiu e aprovou uma contraproposta de recomposição salarial dos servidores públicos federais, a ser apresentada ao governo Lula na Mesa Nacional de Negociação Permanente.

Fernando também informou que a Diretoria Executiva do SINASEFE Natal encontra-se desfalcada em virtude da saída de quatro membros. O sindicalista lembrou que “é importantíssimo que os servidores se mobilizem e se proponham a vir para o sindicato, em especial nesse momento de luta pela reestruturação da carreira”. A expectativa da diretoria é realizar ainda em fevereiro uma Assembleia voltada exclusivamente para a recomposição dos membros da DE.

O coordenador da Seção também informou que atualmente o sindicato tem tido dificuldade em enviar e-mails aos servidores e que alguns desses e-mails tem sido bloqueados pelo sistema do SUAP. Em seguida, o servidor e Conselheiro Fiscal do sindicato, Eduardo Janser, pontuou que todos os servidores e servidoras tem acesso aos e-mails dos colegas e que a Associação de Servidores – ASSIF consegue encaminhar e-mails via SUAP e que se eles têm essa prerrogativa, o sindicato também deveria ter.

A fala de Eduardo foi seguida pela da professora do IFRN Campus Parnamirim, Aparecida Fernandes, que solicitou esclarecimento sobre a contraproposta do SINASEFE em relação à Campanha Salarial 2024, a partir da rejeição da proposta do governo. Ela também solicitou uma agenda de visita do SINASEFE aos Campi do IFRN, pois só a comunicação virtual não é suficiente para mobilizar a base. A professora também lembrou que uma das lutas históricas do sindicato é a solicitação da participação da entidade como membro do Conselho Superior do IFRN (Consup) e que é necessário retomar essa disputa.

Fernando Varella explicou novamente que a contraproposta discutida na Plenária do dia 30 de janeiro será apresentada ao governo Lula na próxima Mesa Permanente de Negociação. De acordo com nota divulgada pelo FONASEFE, a contraproposta solicita a implementação de um plano de reajuste salarial que compense as perdas salariais dos governos anteriores e que inclua aposentados e pensionistas.

Sobre as visitas aos campi, o coordenador explicou que a diretoria está tentando realizar mais momentos dessa natureza e que fez algumas visitas no final do ano passado. Porém, na atual conjuntura, com a diretoria reduzida a cinco membros, as visitas ainda não puderam ser retomadas, mas que a DE espera voltar a realizar essas ações em breve.

O tesoureiro do SINASEFE Natal, Diógenes Araújo, informou que está sendo montada uma mesa de negociação específica para os Técnico-Administrativos em Educação – TAEs e outra para os demais servidores da educação.

A servidora aposentada, Sônia Moura, questionou sobre as ações judiciais em curso no sindicato e se propôs a participar da atual gestão como diretora da pasta de Aposentados.

Após essas intervenções, a Assembleia passou para o segundo ponto de pauta, que tratou da escolha de delegados/as para a 186ª Plena do SINASEFE Nacional, que acontece de forma híbrida no dia 04 de fevereiro.

Se candidataram pela base e foram aprovadas pela Plenária, as servidoras Sônia Moura (Delegada) e Izabel Almeida (Suplente). Pela diretoria, se candidataram o coordenador geral, Fernando Varella (Delegado) e como seu suplente o diretor de Comunicação, Tonny Medeiros. Os nomes também aprovados pela plenária.

Sobre o ponto de pauta das finanças do sindicato, o tesoureiro Diógenes Araújo, fez uma explanação comentando os custos da entidade e os investimentos da DE para modernizar e promover economicidade. O Diretor também detalhou os custos com funcionários, assessorias, manutenção da sede, equipamentos, despesas administrativas e investimento com ações políticas e confraternizações.

O coordenador Fernando Varella complementou sobre algumas ações que estão sendo feitas pela gestão do sindicato, como a implantação do sistema de energia solar na sede, a criação de uma conta na cooperativa Sicredi, o uso do PIX para pagamento de contas e a diminuição do uso de cheque para facilitar os trabalhos de rastreio do Conselho Fiscal e para que tenha mais transparência por parte do sindicato.

Diógenes também informou sobre a alteração do endereço do CNPJ do sindicato na Receita Federal, pois ainda consta o endereço da antiga sede, no IFRN Campus Natal-Central. Ele também falou sobre a mobilização da diretoria atual pela atualização do regimento interno do sindicato, que hoje tem um CNPJ como filial do SINASEFE Nacional e isso implica em alguns problemas que podem afetar a segurança financeira, política e existencial do sindicato.

Fernando também reforçou que um dos pontos que deve ser tratado na atualização do regimento interno são as representações locais nos Campi do IFRN, para que o sindicato possa estar mais presente em todas as unidades do Instituto.

O servidor Gualber Pereira fez um questionamento sobre um ponto de pauta da próxima Plena e após algumas discussões, o servidor Diógenes sugeriu que Fernando entrasse em contato com Gualber para entender melhor seu ponto de vista e, assim, levar para discussão na Plenária.

O diretor Tonny Medeiros sugeriu, como encaminhamento, que o sindicato faça uma planilha sobre as ações que estão em andamento.

A servidora Aparecida Fernandes ressaltou a importância dos servidores acompanharem as atividades do sindicato para compreender o funcionamento da entidade e destacou o papel do atendimento jurídico para as conquistas do sindicato, como as ações do RSC. Ela ressaltou o papel do setor jurídico e as contribuições das funcionárias do sindicato, principalmente Maria Laurinete que atua mais próxima ao jurídico. “O conhecimento das funcionárias foi fundamental para fazer as articulações e dar celeridade e encaminhamento aos processos de RSC, juntamente com os serviços de dois servidores que ajudaram com as documentações”.

Sobre a questão financeira, ela falou que o sindicato teve muitas conquistas nos últimos anos e destacou que “é importante investir em campanha de filiação e no processo de formação da luta sindical. Essa insistência é que vai ajudar na questão financeira e aumentar as filiações”.

Fernando explicou que a questão das desfiliações não é só local, é geral, e que o SINASEFE vai retomar a campanha de filiação e as visitas aos Campi do IFRN para trazer novos filiados. Ele também falou que a formação sindical é pauta do sindicato.

O servidor Eduardo Janser também falou sobre as desfiliações e informou que no universo de quase 3 mil servidores do IFRN, menos de um terço contribuem efetivamente com a luta, que boa parte é formada por servidores aposentados e o número de servidores ativos sindicalizados é muito baixo.

Ele lembrou que hoje é muito fácil o servidor se desfiliar e mais complicado para se filiar, então a pauta da filiação sindical deveria ter sido colocada como prioridade para negociação com o governo. “Precisamos insistir nisso e tentar convencer nossos colegas, falar mais de política nas nossas assembleias e politizar nossos ambientes para mobilizar as pessoas e não deixar elas motivadas apenas por questões salariais”.

O servidor Marinaldo Silva falou sobre decisões de plenárias passadas que trouxe prejuízos para os técnico-administrativos e que hoje o discurso de membros da diretoria nacional não difere muito do que ocorreu em 2013 e 2015 no sindicato. “Faço essa crítica para que a gente não entre na loucura dos discursos das plenárias que participei e talvez jogar o processo de negociação fora”.

Como encaminhamentos da Assembleia ficou definido:

– Ver a questão das ações para informar na próxima assembleia;
– Apresentar o resultado da 186ª Plena na próxima assembleia;
– Marcada a próxima assembleia para o dia 07 de fevereiro;
– A recomposição da diretoria será ponto de pauta único na próxima assembleia.

A Assembleia na íntegra pode ser vista no nosso canal no Youtube, no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=3t6wZngQ8SE

#SINASEFEnaLuta
#AssembleiaGeral