Assembleia discute Regimento Interno da Seção e retorno das atividades presenciais no IFRN

Imagem Destaque

Na manhã da última quinta-feira (22/07), os servidores do IFRN participaram de mais uma Assembleia Geral da categoria. O encontro teve como pauta a participação no Ato de 24 de julho, a revisão do Regimento Interno da Seção e a discussão sobre o retorno das atividades presenciais no IFRN.

A Assembleia foi conduzida pelo coordenador de Comunicação do SINASEFE Natal, Arthur Torquato, e contou com a participação dos coordenadores gerais, Jorge Lima e Nadja Costa, do coordenador de Formação Política, Leonardo Guimarães, da coordenadora de Aposentados, Aline Muras, da coordenadora do SINASEFE Mossoró, Marta Medeiros, e do coordenador geral do SINASEFE Nacional, David Lobão. Essa é a primeira Assembleia geral realizada pela atual gestão: “Democracia e Política Já!”.

No ponto de pauta sobre informes, o coordenador de Formação Política, Leonardo Guimarães, convidou os servidores para participar da pesquisa sobre formação para que a pasta coloque em prática o seu plano de ações. Já a coordenadora Nadja Costa informou sobre a reforma da casa sede do SINASEFE Natal, que tem previsão de ser finalizada no final de setembro. A professora Aparecida Fernandes, do Campus Parnamirim, fez o chamado para a participação de todos no 24 de julho e informou sobre a construção da Cátedra Paulo Freire do Rio Grande do Norte, solicitando que o SINASEFE participe mais do processo, a fim de reforçar esta importante iniciativa, ajudar na divulgação e assim, contribuir para o envolvimento dos servidores do IFRN.

Sobre a participação no Ato de 24 de julho, o professor Arthur Torquato explicou que desde maio de 2021, o SINASEFE Natal está presente nas manifestações de rua que acontecem em Natal por entender a importância da luta pelo Fora Bolsonaro, pela vacina para todos e contra a Reforma Administrativa. Ele informou que o sindicato participa das atividades junto com a Frente Potiguar em Defesa do Serviço Público, que é formada por diversas entidades e movimentos sociais, e que para o dia 24 de julho, os cuidados na manifestação serão redobrados, a Frente vai oferecer materiais de proteção para os participantes: máscaras PFF2 e álcool em gel.

O SINASEFE Natal também vai distribuir máscaras PFF2 e álcool em gel, além de outros materiais: camisetas, adesivos e cartazes com diversas frases de protesto. O ponto de encontro para os servidores do IFRN será em frente ao IFRN Campus Natal-Central.

A coordenadora Nadja Costa falou sobre a preocupação do sindicato em construir de forma responsável a participação nos atos e a necessidade da adesão de todos. “Quem puder, se sentir seguro para ir e realmente compreender a necessidade de estarmos denunciando esse governo e desgastando toda a sua política nefasta, esse é o momento político de irmos às ruas”.

O professor Jorge Lima falou sobre a programação do 24 de julho em Natal (15h, em frente ao Shopping Midway Mall) e em diversos municípios do RN (Mossoró – 9h, Arte da Terra até a Praça do Pax; Macau – 8h, Mercado Público; Parnamirim – 9h, Praça Paz de Deus, Centro; Caicó – 7h30, Praça de Alimentação; Extremoz – 23/07 – 15h30, em frente a Câmara Municipal; Montanhas – 15h, Cidade Nova; Ceará-Mirim – 8h30, concentração em frente a loja Honda no Bairro Passa e Fica até a igreja matriz (Carreata); João Câmara – 8h, Praça Baixa-Verde; Pureza – 31/07 – Distritos de Olho D’água – 19h e 01/08 – Cana Brava – 19h, Bebida Velha – 9h).

Sobre a revisão do Regimento Interno do SINASEFE Natal, o professor Leonardo Guimarães explicou que é uma das propostas do plano de trabalho da atual gestão, por compreender a necessidade de algumas mudanças de atualização. Ele destacou que a intenção não é propor mudanças estruturais nem mexer na natureza, pois não é um momento oportuno.

A professora Nadja falou que algumas iniciativas de atualização do regimento foram realizadas por gestões anteriores, no entanto, nenhuma delas foi concluída. Ela apresentou algumas questões que apontam a necessidade da revisão do regimento: 22 anos da última revisão; atualização do estatuto do SINASEFE Nacional a cada dois anos; criação de novos Grupos de Trabalho (GTs); e mudança de institucionalidade do IFRN.

Leonardo Guimarães apresentou algumas das propostas para atualizar o regimento: ampliar as coordenações da Diretoria Executiva; criação de suplências nas chapas; criação de delegados para representação das bases; mudanças de modernização.

Para ajudar na discussão, a Diretoria do SINASEFE Natal elaborou uma metodologia para a atualização do Regimento Interno, com a formação de uma comissão no âmbito dos sindicalizados e um cronograma do trabalho a ser construído coletivamente e discutido em assembleias gerais. A comissão foi formada na Assembleia com os seguintes nomes: Aparecida Fernandes; Hugo Manso; Aurir Marcelino; Shilton Roque; Tonny Medeiros; Marta Medeiros; José Amaral; Leonardo Guimarães; Nadja Costa; Evaneide Melo; Jorge Lima e Aline Muras. O servidor que estiver interessado em participar da comissão pode entrar em contato com o sindicato.

O professor Leonardo lembrou que ouvia dos colegas que o SINASEFE precisava chegar nos Campi mais distante de Natal. “A melhor forma de institucionalizar a melhoria desse diálogo com os Campi é na mudança do regimento. Por isso é tão importante a participação de todos para que possamos, da melhor forma possível, atender a necessidade dos servidores”.

O professor Arthur reforçou que “a atualização do regimento é fundamental para que o sindicato tenha maior representação, para diminuir os custos e para ampliar o alcance e participação direta dos todos os Campi”.

Na discussão sobre o retorno das atividades presenciais no IFRN, a coordenadora de Aposentados, Aline Muras, falou que diversos cenários estão sendo apresentados nas reuniões pedagógicas nos Campi. Ela também informou que existe um GT, no qual o SINASEFE faz parte, que está construindo uma proposição para o retorno das atividades presenciais e que o documento será apresentado para o Conselho de Dirigente (Codir). Na próxima semana, está prevista a atividade “Diálogo nos Campi”, para debater essa proposição com os servidores.

Aline fez o convite para que todos os servidores participem desse debate tão importante para a categoria. “Participem do “Diálogo nos Campi”, apresentem sugestões, angústias, dúvidas. É preciso dialogar para que o GT formalize a proposição da melhor forma possível”.

O professor Jorge Lima destacou sobre a postura dos alunos no debate, que vem apontando provocações e soluções, e informou que na segunda-feira (26/07), às 18h, terá uma discussão com a Reitoria sobre o tema. Ele também falou sobre a preocupação do SINASEFE, que mantém a posição que os servidores retornem somente após a segunda dose da vacinação, e ressaltou “a necessidade de pensar na preservação da nossa vida, antes de tudo. A lei vem e permanece, a gente vai e ela fica. As ações da instituição também, muitos de nossos colegas se foram por causa da covid-19 e a instituição permanece”.

A coordenadora Nadja Costa também falou sobre o tema e disse que “a discussão foi levada para a Assembleia com o objetivo de ouvir a comunidade acadêmica e começar a construção da posição da Seção, que sempre será de confirmar a defesa da vida acima de tudo e que iremos construir esse posicionamento coletivamente”.

Para essa discussão, foram convidados a coordenadora do SINASEFE Mossoró, Marta Medeiros, e o coordenador geral do SINASEFE Natal, David Lobão.

Marta Medeiros falou sobre o posicionamento da Seção Mossoró em relação ao tema, informou que não foi feita a discussão com sua base e esse momento é mais de vivência e experiência para daí discutir de forma coletiva em Mossoró.

David Lobão iniciou sua fala explicando que “A posição da Direção Nacional é que o retorno presencial, chamado por qualquer reitor das nossas instituições, deve ser respondido com a greve sanitária dos servidores. Nós devemos nos recusar a ir de forma presencial ao nosso trabalho. Não devemos nos recusar de trabalhar, muito pelo contrário, nós estamos dispostos a trabalhar fortemente da melhor maneira possível, de forma remota. Mas de forma presencial, nós devemos nos recusar até termos as condições necessárias de biosegurança sanitária necessária para nós, para nossa comunidade e para nossa sociedade”.

O professor Lobão apresentou alguns dados sobre a vacinação e explicou que para a Organização Mundial da Saúde, 80% da comunidade precisa estar vacinada para que se considere apta a voltar ao trabalho presencial. No Rio Grande do Norte, o percentual de vacinação está em 14,86% que tomaram as duas doses de vacina. O estado está em 17ª colocação entre os estados brasileiros e atrás da média nacional. O coordenador encerrou sua participação destacando que “a luta pelo Fora Bolsonaro, para o SINASEFE Nacional, é a expressão viva da luta que fazemos em defesa das nossas vidas, das nossas carreiras, do nosso emprego, do nosso salário, da nossa Rede e em defesa do serviço que prestamos à sociedade, que não é qualquer um”.

Ao final da Assembleia, a categoria, em regime de votação, deliberou pelo não retorno presencial em 2021.2.

Como encaminhamentos da Assembleia, ficaram definidos:

– O SINASEFE Natal iria fornecer materiais de proteção (máscaras PFF2 e álcool em gel) para o ato de 24 de julho;
– O SINASEFE Natal vai distribuir camisetas e materiais de protesto no dia 24 de julho;
– Os Campi devem observar o debate sobre o retorno das atividades presenciais e apresentar sugestões e novos cenários na reunião com a PROEN/IFRN;
– O SINASEFE Natal deve definir um calendário de reuniões ampliadas para dialogar com a base, com a gestão e construir uma posição coletiva sobre o retorno das atividades presenciais;
– Enviar um ofício à Reitoria solicitando a inclusão, nos debates sobre o retorno das atividades presenciais, de um sétimo cenário, que é a permanência do ensino remoto em 2021.2, realizando-se o planejamento para um retorno presencial com a população amplamente vacinada. Retorno em 2022.1, com o controle sanitário da pandemia para todos os estudantes e servidores.

A Assembleia na íntegra pode ser acessada através do seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=g47ZRAP4Agk

#SINASEFEnaLuta
#Assembleia Geral
#ForaBolsonaro

CADASTRE-SE

Para receber nossos informativos por email.

Newsletter Widget (#5)
FILIAÇÃO

Seja um filiado Sinasefe RN e tenha assistência e benefícios. Faça parte dessa luta.

APOSENTADOS

Uma seção destinada aos aposentados.

GREVE

Saiba tudo o que está acontecendo durante o período que estamos em GREVE.