O SINASEFE Natal realizou nessa quarta-feira (26/04), uma Assembleia Geral híbrida que teve como pauta a apresentação das propostas de reestruturação das carreiras do PCCTAE e do EBTT e a escolha de representantes para participar do GT Carreira do SINASEFE, de 03 a 05 de maio, em Brasília/DF, e de delegados/as para a 180ª PLENA, que acontece nos dias 06 e 07 de maio, em Brasília/DF.

A Assembleia foi conduzida pelo diretor de Comunicação, Fernando Varela, que após apresentar a pauta abriu o espaço para os informes.

O servidor Tonny Medeiros falou sobre o reajuste salarial dos servidores públicos federais, informou que foi aprovado na terça-feira (25/04), na Comissão Mista de Orçamento, o substitutivo do PNL 02/2023, que visa assegurar o reajuste emergencial de 9% para os servidores.

Fernando Varela deu o informe sobre a o processo eleitoral para mudança de gestão no sindicato, que foi prorrogada por três meses, e sobre a pretensão da diretoria de entregar a Casa Sede finalizada e com o adicional de um auditório, que está sendo planejado para as dependências da seção. Ele também fez um convite aos servidores e servidoras do IFRN para conhecer a nova Casa Sede, que é um espaço de luta e convivência de todas e todos.

O diretor de Formação Política, Francisco Dias, complementou a fala de Fernando pontuando a necessidade da base reforçar a estrutura do sindicato, se somar à luta e aproveitar ao máximo um governo que se dispõe a negociar com a categoria.

A Assembleia deu prosseguimento com o servidor do Campus Lajes e integrante do GT Carreira do SINASEFE Natal, Diógenes Araújo, que fez a apresentação da Proposta de Carreira Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico elaborado pela Comissão Nacional Docente do SINASEFE (CND) e as sugestões de alterações feitas pelo GT Carreira local.

Após as discussões e alterações sugeridas pela plenária, foi definida a seguinte proposta para a carreira EBTT:

1) Aceitar a proposta da Nacional com os seguintes aditivos (Confira a proposta da CND);
2) Reivindicar a atualização da tabela de imposto de Renda;
3) Organização da carreira EBTT em 11 Padrões de Vencimentos (manter a proposta da CND e retirar dois padrões de vencimento pv08-D304 e pv12-D404 – com STEP de 6%);
4) Negociação de um formato de escalonamento da recomposição progressiva das perdas salariais;
5) Retirada do ponto eletrônico ou folha de ponto – comprovação da carga horária pelo PIT/RIT/Portarias de ensino/pesquisa/extensão/gestão – PGD docente;
6) Derrubada da portaria 983/2020-MEC, de 18 de novembro de 2020, que trata o aumento da carga-horária docente;
7) Formação da bancada de parlamentares representantes dos Servidores Públicos junto ao Congresso.

As sugestões acima foram submetidas para a plenária da Assembleia e foram aprovadas por unanimidade.

> Confira a apresentação feita por Diógenes Araújo na Assembleia: https://www.sinasefern.org.br/wp-content/uploads/2023/04/PROPOSTA-DE-CARREIRA-DOCENTE-DO-ENSINO-BASICO.pptx-3_Diogenes.pdf

Em seguida, o diretor de Formação Política e integrante do GT Carreira, Francisco Dias, apresentou e explicou a proposta elaborada pela Comissão Nacional de Supervisão do PCCTAE (CNS) e o servidor Marinaldo Silva apresentou as sugestões discutidas no GT Carreira local.

Após as discussões, foram votadas e aprovadas pela categoria presente na Assembleia:

1) Acatar a piso e o step proposto pela CNS (Confira a proposta da CNS);
2) Propor alteração da malha salarial mantendo os 49 níveis atuais e movimentando os níveis B, C e D.

> Confira a apresentação feita por Marinaldo Silva na Assembleia: https://www.sinasefern.org.br/wp-content/uploads/2023/04/Tabelas_Compar_TAEs_Sinasefe_e_Secao_Natal2023_2_Marinaldo.pdf

Na Assembleia também foram escolhidos os representantes para participar do GT Carreira do SINASEFE, que acontece de 03 a 05 de maio, em Brasília/DF, e de delegados/as para a 180ª PLENA, que será nos dias 06 e 07 de maio, também em Brasília/DF. Para o GT Carreira representarão o sindicato os servidores Diógenes Araújo, Marinaldo Silva e Tonny Medeiros. O servidor Marinaldo Silva foi escolhido como delegado da base para a 180ª PLENA e Diógenes Araújo será o seu suplente. Francisco Dias será o delegado da diretoria na Plena.

> Confira a Assembleia na íntegra no nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=kNyBBHQPYGk

#SINASEFEnaLuta