A luta dos servidores, dos estudantes e do SINASEFE Natal teve um desfecho positivo na manhã dessa segunda-feira (21/12). Após oito meses de intervenção, a intensa disputa jurídica e política pela volta da normalidade institucional no IFRN chega ao fim com a nomeação do reitor eleito, José Arnóbio de Araújo Filho.
O Ministério da Educação cumpriu a decisão judicial da 4ª Vara Federal do Rio Grande do Norte e publicou no Diário Oficial da União a nomeação do reitor eleito, com data retroativa a 18 de dezembro.
A ação acatada pela juíza Gisele Maria da Silva Araújo Leite, foi uma iniciativa do SINASEFE Natal, que desde o inicio desse processo de ruptura democrática tem lutado ao lado dos servidores e estudantes pela posse do reitor eleito. A ação, foi também a primeira decisão judicial cumprida pelo MEC em favor do respeito ao resultado das eleições internas das IFEs e esperamos que abra portas para que as demais instituições federais também tenham sua autonomia respeitada. Reitor eleito, reitor empossado, reitora eleita, reitora empossada!
Ao professor José Arnóbio, que assumirá o IFRN após a desastrosa passagem do interventor, Josué Moreira, nossos votos de boa sorte e de coragem para enfrentar as lutas que ainda virão. A instituição, mais do que nunca precisará dos que acreditam e, de fato, defendem a educação pública.
O SINASEFE Natal seguirá vigilante na defesa dos servidores do IFRN. Hoje, venceu a democracia, venceram os que acreditam na luta sindical e coletiva!
#SINASEFEnaLuta
#ForaInterventor
#PosseDoReitorEleito
#ForaBolsonaro