A democracia finalmente venceu no Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC: o professor Maurício Gariba Júnior foi nomeado reitor eleito da instituição. O decreto foi publicado ontem (09/08), no Diário Oficial da União, depois de muita espera e luta da comunidade acadêmica do IFSC.

Gariba Júnior foi eleito em dezembro de 2019, mas não tomou posse. No seu lugar, foi nomeado André Dala Possa, candidato derrotado nas eleições.

A onda intervencionista comandada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, se espalhou rapidamente pelo país e tem causado transtornos para Universidades e Institutos Federais. André Dala Possa era o último interventor ainda em exercício nos IFs, mas diversas Universidades seguem sob intervenção pela indicação de nomes que não estavam em primeiro lugar na lista tríplice, ou pela indicação de nomes que nem ao menos participaram das eleições nas instituições.

O SINASEFE Seção Natal comemora o fim da intervenção no IFSC e lembra que o mesmo ataque foi vivenciado no IFRN, mas que a mobilização de servidores e estudantes e a luta travada pelo sindicato derrotou a intervenção. Apesar da boa notícia vinda de Santa Catarina, não é tempo de arrefecermos, o cenário de ataques aos servidores e à educação pública segue constante e voraz. A luta sindical deve e precisa se manter firme pela educação pública, pela democracia e também pela vida.

Ao professor Gariba Júnior, que assumirá o IFSC, nossos votos de boa sorte e de coragem para enfrentar os desafios que certamente o aguardam.

Hoje, como no último dia 18 de dezembro de 2020, venceu a democracia e os que estão na luta sindical e coletiva!

#SINASEFEnaLuta
#ForaInterventores
#VacinaparaTodos
#ForaBolsonarogenocida