O assessor jurídico do SINASEFE Natal, Carlos Alberto Marques Júnior, conversou na manhã de ontem (16/07), com servidoras do Campus do IFRN Natal – Central sobre os impactos da reforma da Previdência para trabalhadores que já tem direito a aposentadoria. A reunião foi iniciativa das servidoras, que estão apreensivas com a possibilidade de perder direitos adquiridos com a aprovação da reforma.

De acordo com o advogado, a reforma respeitará o princípio de direito adquirido de quem já tem condições para se aposentar, mas irá impor regras de transição para aqueles que já contribuem para o sistema, mas não cumpriram todas as exigências. Apesar disso o advogado ressaltou que a reforma da Previdência não poupará ninguém. “Mesmo que para alguns seja possível manter direitos como paridade e integralidade, o governo prevê a cobrança de contribuições excepcionais dos servidores públicos em casos de déficits do regime próprio, além de inserir alíquotas progressivas de contribuição previdenciária que podem chegar a 22% nos casos de salários mais altos”, comentou o Carlos Eduardo.

O advogado lembrou ainda que em virtude do projeto ainda está em tramitação é interessante que os servidores que já podem se aposentar, mas estão em dúvida esperem a primeira votação no senado para terem conhecimento do texto final da reforma e assim tomarem a decisão sobre a aposentadoria com mais clareza. A previsão é que a votação aconteça no dia 02 de agosto. Para Carlos, o país enfrenta um momento muito difícil de instabilidade política que impede que sejam feitas previsões mais precisas e que mesmo quem já está aposentado sentirá as consequências negativas da reforma e deve se preparar para ter seu poder aquisitivo impactado pela reforma da Previdência.

Para a coordenadora geral do SINASEFE, Nadja Costa, é importante que os trabalhadores da educação continuem mobilizados e participem das atividades contra a reforma. De acordo com a educadora, o SINASEFE Natal mantém-se totalmente contrário a esse projeto, que só retira direitos conquistados, e estará junto com outros sindicatos na luta contra mais esse ataque do governo Bolsonaro.

Participaram da reunião, as servidoras, Nina Maria, Fátima Feitosa, Ulisseia Pereira, o diretor de Comunicação da Seção, Hugo Manso e o conselheiro fiscal do SINASEFE e servidor aposentado, Lailson Almeida.