O Encontro Regional de Mulheres do SINASEFE 2025 acontecerá em edições divididas em cinco regiões do Brasil. No Nordeste, o Encontro será realizado entre os dias 3 a 5 de outubro, na Reitoria do Instituto Federal da Bahia, localizada no bairro do Canela, em Salvador (BA).
“Mulheridades: múltiplas formas de existir e resistir” será o tema abordado pelo Encontro Regional Nordeste, que tem como intuito reforçar a unidade e a resistência das mulheres trabalhadoras na luta por direitos e reconhecimento.
A iniciativa conta com a presença de representantes de entidades sindicais das seções de SINTIETFAL-AL, em Alagoas; CATU-BA, GUANAMBI-BA, IFBA/CMS e IF Baiano, na Bahia; CARIRI-CE, CRATO-CE, IGUATU-CE e SINDSIFCE-CE, no Ceará; CODÓ-MA, MARACANÃ-MA e MONTE CASTELO-MA, no Maranhão; SINTEF-PB, na Paraíba; Colégio Militar do Recife, Escola de Aprendizes Marinheiros de Pernambuco-PE, IF Sertão-PE e SINDSIFPE-PE, em Pernambuco; SESISIFPI-PI, no Piauí; MOSSORÓ-RN e NATAL-RN, no Rio Grande do Norte; e IFSergipe-SE, em Sergipe.
Para participar, as interessadas devem preencher o formulário de pré-inscrição até às 23h59, do dia 5 de setembro ( https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScuKlteSYfkeiobISFL0ub6AGRJdw5NTRZkUf6WWFputKAdwg/viewform). Cada seção sindical será responsável por confirmar os nomes das filiadas que farão parte da delegação.
Confira a programação:
Dia 3/10 (sexta-feira)
17h30 às 19h | Apresentação cultural e mesa institucional de abertura, com participação das seções e da direção nacional do SINASEFE.
19h | Mesa temática de abertura: “Mulheridades nos Espaços de Poder: Relações Sindicais e na Rede”.
Dia 4/10 (sábado)
8h30 | “Maternar na Luta – Cuidar de Quem Cuida” – Discussão sobre maternidades atípicas, o Sinasefinho e a maternagem sindical.
14h | “Corpos Exaustos e Resistências” – Debate sobre condições de trabalho, saúde mental e políticas do cuidado.
Dia 5/10 (domingo)
9h – Plenária Final: Encaminhamentos e deliberações coletivas para fortalecer a luta das mulheres no Nordeste.
14h às 18h – Atividade cultural de encerramento, valorizando a cultura nordestina e o protagonismo feminino.
#SINASEFEnaLuta