A plenária do 9º Fórum Nacional de Comissões Internas de Supervisão do PCCTAE – FNCIS finalizou os trabalhos na cidade de Garopaba-SC na tarde de hoje (26/08). Depois de intensa discussão, foi aprovado um documento intitulado Carta de Garopaba com as propostas, encaminhamentos e moções produzidos pelos Grupos de Trabalho do Fórum.

A Carta de Garopaba tem como objetivo publicizar os anseios dos participantes em relação a diversos temas ligados a Carreira e levá-los para apreciação em outras instâncias que possam efetivar as propostas. As principais pontos presentes na Carta são; a democratização da gestão; a criação de políticas de reposicionamento e atenuação das perdas salariais dos servidores que chegam a aposentadoria; o desenvolvimento de políticas mais efetivas contra o assédio moral; a racionalização e dimensionamento da Carreira e a promoção permanente de ações voltadas para o desenvolvimento profissional dos servidores Integrantes do PCCTAE.

Em virtude do tempo e da especificidade de alguns temas, algumas propostas construídas pelos grupos não entraram na Carta de Garopaba, mas foram encaminhadas para discussões futuras em eventos e GTs ligados as temáticas.

Os trabalhos do dia foram divididos em dois momentos. No início da manhã, a Comissão formada para organizar e ordenar o texto final da Carta leu para a plenária o documento que foi parcialmente aprovado. No período da tarde, a plenária debateu os pontos que ainda não tinham consenso e finalizou os trabalhos. O texto final da Carta de Garopaba, que será divulgado em breve pelos organizadores do evento, será encaminhado as entidades sindicais, SINASEFE e FASUBRA, ao Ministério da Educação e ao Ministério do Planejamento, aos reitores de Institutos e Universidades Federais e a Comissão Nacional de Supervisão da Carreira.

Ao final do encontro, o grupo definiu quando e onde acontecerá a próxima edição do FNCIS. Por aclamação, a cidade do Natal, candidata a sediar o evento, receberá o 10º Fórum que acontecerá no Campus do IFRN Natal-Central, provavelmente entre os meses de agosto e setembro de 2019.

Representaram o SINASEFE Natal, o diretor de Assuntos Jurídicos da Seção, André Nobre, os servidores Tonny Martinho do Campus CNAT, Sandro Alves e kaline Karla do Campus do IFRN Parnamirim. Pela CIS do IFRN também se estavam no evento, os servidores Guilherme Porfirio e Abinoan Soares, dos campi do IFRN Cidade Alta e Zona Norte.

#SINASEFENatalnaLuta#