Com sensação de dever cumprido, o 3º Encontro de Negras, Negros, Indígenas e Quilombolas (ENNIQ) do SINASEFE encerrou suas atividades presenciais neste sábado (29/11), com uma atividade cultural no Quilombo Mesquita, que fica no município de Cidade Ocidental, em Goiás.
As delegações do sindicato chegaram ao local em diversas vans e foram recepcionadas de imediato com sucos, frutas e desejos de boas-vindas da comunidade quilombola.
Em seguida, no centro comunitário, os quilombolas (adultos e crianças) fizeram uma linda apresentação da arte da capoeira, celebrando a cultura e resistência do povo negro. Veja um pouco deste momento:
Após a capoeira, a líder quilombola Sandra Braga, que mediou a visita do SINASEFE ao Quilombo Mesquita, explicou a história da comunidade, a resistência do povo local à especulação imobiliária e aos setores do agronegócio goiano, e agradeceu a presença do sindicato.
Nosso sindicato, por sua vez, devolveu o agradecimento à Sandra, em fala do secretário de políticas étnico-raciais, Evaldo Gonçalves:
A visita saiu do centro comunitário e foi até a Igreja Católica que fica no Quilombo, depois até a casa cultural da comunidade e às hortas de agricultura familiar.
Por fim, tivemos o almoço no Pesque e Pague do Sossego, que fica no Quilombo Mesquita, com a apresentação do famoso doce de marmelo (tradição de 150 anos da comunidade de Mesquita), que encerraram as atividades presenciais do 3º ENNIQ antes do retorno de todos a Brasília-DF.
3º ENNIQ
O 3º ENNIQ aconteceu presencialmente entre os dias 25 e 29 de novembro, reunindo mais de 180 sindicalizadas(os) de todas as cinco macrorregiões do país, possuindo como temário “Corpo-Território, Vozes Coletivas na Luta por Reparação, Bem Viver e Contra o Marco Temporal”.
Os debates se concentraram no campus Brasília-DF do IFB. O evento foi aberto na Esplanada dos Ministérios, com a Marcha das Mulheres Negras, e também teve atividades na Câmara dos Deputados (Audiência Pública sobre os impactos da Reforma Administrativa) e em Cidade Ocidental-GO (visita ao Quilombo Mesquita).
A Plenária Final do Encontro, suspensa ontem (28/11) em virtude da consternação provocada pela morte brutal das servidoras do Cefet-RJ, Allane de Souza Pedrotti Matos e Layse Costa Pinheiro, será retomada virtualmente, em data que ainda será informada aqui em nosso portal.
Conforme deliberado no 2º ENNIQ, somente pessoas racializadas, indígenas, quilombolas e ciganas sindicalizadas ao SINASEFE puderam se credenciar no evento.
Fotos
Veja as fotos do quinto dia de atividades do 3º ENNIQ disponíveis em nossa galeria:




