O 30º CONSINASEFE elegeu nessa segunda-feira (21) a nova Direção Nacional (DN), o Conselho Fiscal e a Comissão de Apuração Prévia do SINASEFE para o biênio 2016-2018. O maior evento da categoria foi realizado de 18 a 21 de março em Brasília-DF e contou com a participação de 12 delegados e dois observadores da Seção Natal.

A tarde do domingo (20) do 30º CONSINASEFE foi marcada pela última atividade realizada no Plenário: o debate entre as cinco chapas que disputam a gestão da entidade no próximo biênio. As chapas apresentaram suas propostas e depois houve um momento de perguntas e respostas das chapas e da plateia. Os candidatos ao Conselho Fiscal também foram apresentados aos presentes.

Antes de iniciar o debate entre as chapas, um grupo de mulheres que participavam do encontro lançaram um manifesto no qual exigem condições de infraestrutura que permitam a participação delas nas atividades do sindicato e medidas que assegurem o combate ao machismo e à discriminação dentro das instâncias sindicais.

Na noite do domingo foi realizada a votação para a Direção Nacional e o Conselho Fiscal do SINASEFE para o biênio 2016-2018. Ao todo, foram inscritas cinco chapas à DN e 18 candidatos ao Conselho, sendo que alguns candidatos desistiram de concorrer ao cargo durante a Plenária, ficando com 14 candidatos. Para o pleito, foram credenciados 517 delegados. A votação transcorreu de forma tranquila com a apuração feita logo em seguida. Após a votação, os participantes do Congresso foram convidados para um jantar de confraternização.

Após a apuração, a Comissão Eleitoral do 30º CONSINASEFE divulgou o resultado da eleição para a Direção Nacional (DN) do SINASEFE do biênio 2016-divulgou. Ao todo, foram às urnas 509 delegados dos 517 credenciados. Confira o resultado abaixo:

DIREÇÃO NACIONAL
156 votos (32,981%) – Chapa 1 – Avançando na Luta e na Unidade
112 votos (23,679%) – Chapa 4 – Sinasefe Para Lutar
093 votos (19,662%) – Chapa 3 – Fórum Classista
063 votos (13,319%) – Chapa 5 – O Nosso Partido é a Base
049 votos (10,359%) – Chapa 2 – Avançando na Luta e na Democracia

Votos nulos: 33
Votos brancos: 03

QUANTITATIVO DE CARGOS
De acordo com o Código Eleitoral, ficam distribuídos os cargos entre as chapas da seguinte maneira:
9 cargos – Chapa 1 – Avançando na Luta e na Unidade
6 cargos – Chapa 4 – Sinasefe Para Lutar
5 cargos – Chapa 3 – Fórum Classista
4 cargos – Chapa 5 – O Nosso Partido é a Base
3 cargos – Chapa 2 – Avançando na Luta e na Democracia

A manhã da segunda-feira (21) foi dedicada para as convenções das chapas, quando foram escolhidos os nomes e os cargos que dos novos componentes da DN.

NOVA COMPOSIÇÃO DA DIREÇÃO NACIONAL DO SINASEFE
Na última Plenária do 30º CONSINASEFE, feita na tarde da segunda-feira, foi realizada a posse da nova diretoria do sindicato. Confiras abaixo a nova composição da Direção Nacional do SINASEFE:

Coordenação Geral
Fabiano Godinho Faria
Cátia Cilene Farago
Williamis da Silva Vieira

Coordenação de Administração e Finanças
Secretária: Alice Gomes
1º Tesoureiro: Gabriel Adolfo Garcia
2º Tesoureiro: Sílvio de Jesus Rotter

Coordenação de Pessoal
Docente: Ariovan da Silva Martins
Técnico: Tonny Medeiros Martinho
Aposentado: Guaraci Cardoso Soares

Coordenação de Comunicação
Secretário: Flávio dos Santos Barbosa
Secretário adjunto: Paulo Henrique Oliveira Porto de Amorim

Coordenação de Políticas Educacionais e Culturais
Secretário: Ronaldo Nascimento Naziazeno
Secretária adjunta: Giane Carmem Alves de Carvalho

Coordenação de Formação Política e Relações Sindical
Secretário: Marcos de Oliveira Silva
Secretária adjunta: Claudicea Alves Durans

Coordenação Jurídica e Relações de Trabalho
Secretário: José Xavier da Silva Filho
Secretária adjunta: Clarissa Maciel Cavalcante

Suplentes
Maysa Eichner da Silva
Weliton Cley Bispo do Rosário
Paula Terezinha Oliveira da Silva
Sílvio Sérgio Oliveira Rodrigues
George Souto Rocha
Gleice Maci de Almeida
Paulo Rodrigo Alves dos Rios
Macilândia Pereira de Sousa
Gerlandia Maria Barbosa Moura Bestete
Cristiane Gonzaga Oliveira

Para o Conselho Fiscal do SINASEFE foram eleitos José do Nascimento (100 votos), Nildo Gonzaga (96 votos) e Antônio Nustenil (61 votos) como titulares, Joceli de Oliveira (42 votos), Ed Fabio Agapito (40 votos) e Beatriz Pallaoro (36 votos) como suplentes. Ao todo concorreram ao Conselho Fiscal 14 candidatos.

Socorro Silva ressaltou a importância de um sindicalizado da Seção Natal ter sido eleito para compor a Direção Nacional do SINASEFE. “Importante ressaltar a participação da Seção Natal no Congresso. Um grupo coeso, responsável e sempre presente em todos os debates. Destaco também a importância da Seção Natal ter hoje um membro eleito na Direção Nacional, o sindicalizado Tonny Medeiros”.

A coordenadora geral eleita do SINASEFE DN, Catia Cilene Farago, falou sobre o que a base pode esperar da nova gestão. “Esperamos fazer uma gestão diferente. Me comprometo a ser o mais democrática, lutar pela ampliação do espaço da mulher, por isso que me coloquei nesse espaço para contribuir com essa possibilidade de ampliação no sindicato, já que nossa entidade é um espaço muito machista e sexista. Enfim, a nossa intenção, quando propomos a candidatura foi também no sentido de tentar utilizar os recursos com o maior cuidado e maior zelo possível para aquilo que seja mais importante para a nossa base”.

O ex-coordenador geral do SINSEFE Nacional, Carlos Magno, parabenizou os candidatos eleitos e disse que a nova gestão tem um grande desafio pela frente. “Quero saudar os novos companheiros, até porque houve uma grande renovação na gestão, e dizer que eles têm um desafio muito grande, que é reconstruir o SINASEFE, minimizar esse fosso que existe e se amplia entre o sindicato e as bases e construir alternativas para a classe trabalhadora”.

Ainda na tarde da segunda-feira foram escolhidos os seis sindicalizados para compor a Comissão de Apuração Prévia do SINASEFE no biênio 2016-2018. Guthierre Ferreira (124 votos), Francisco Messias (110 votos) e Vinícius Retamoso (93 votos) foram eleitos os membros titulares. Elizabeth Dutra (83 votos), Andrea Tortora (77 votos) e Eugenia Martins (45 votos) ficaram como suplentes.

As teses, resoluções e demais encaminhamentos que estavam previstos para serem deliberados nessa Plenária foram transferidos para a próxima PLENA do SINASEFE, que será marcada pela DN. A transferência se deu em virtude do número expressivo de sindicalizados já terem voltados aos seus estados.

Para Socorro Silva, o congresso é de relevada importância para promover o debate entre o sindicato e as bases. “Nos grupos de discussões fizemos debates programático e político, apesar de não termos concluído a etapa do balanço, a questão dos programas e das ações da conjuntura sindical e política por conta do encerramento do congresso. Mas o importante é que as teses foram debatidas e discutidas nos grupos, então creio que o congresso ajuda no sentido de cada vez mais promover o debate e o diálogo do sindicalizado sobre temas importantes da conjuntura política e sindical”.

“Tivemos um saldo positivo e acreditamos que os erros apresentados nesse congresso servem de reflexão sobre práticas e posturas que devem ser abolidas no meio do sindicato, como a questão do machismo e do autoritarismo, e servem também como amadurecimento para os próximos congressos”, finalizou Socorro Silva.

O professor de Literatura do IFRN Cidade Alta, Marcel Lúcio, também avaliou o 30° CONSINASEFE como positivo. “Esse já é o terceiro congresso que participo e vejo que melhorou bastante o clima e as relações entre as pessoas e os coletivos. Nesse ano a novidade é a ampliação dos coletivos, o que contribui muito para a não centralização do poder em apenas um grupo e para estender o debate de ideais e a participação”.

Confira as fotos do evento no http://goo.gl/eLWS4j