O SINASEFE Seção Natal reforça o convite aos servidores e às servidoras do IFRN para participarem do Dia Nacional de Paralisação, que será realizado nesta quinta-feira (29 de setembro). Essa deliberação cumpre decisão da categoria, em consonância ao chamado de Paralisação Nacional construído pelo FONASEF – Fórum Nacional dos Servidores Públicos Federais, e aprovado pela 144ª Plena do SINASEFE-DN, como forma de protesto e mobilização contra os ataques à educação pública, da retirada de direitos dos trabalhadores (as) e da defesa da democracia em nosso País. A decisão está referendada na Assembleia Geral da categoria, que aconteceu no dia 19/09/16.

Neste dia 29 de setembro, o SINASEFE Natal recomenda que as atividades sejam potencializadas nos Campi, com a realização de ações como palestras, filmes, panfletagens e atos de rua em conjunto com as entidades locais. A proposta é discutir os temas relacionados à Análise de Conjuntura, PEC 241, PL 257, Escola Sem Partido, a MP 746/16 da Reforma do Ensino Médio e a Reforma da Previdência.

  • No que se refere ao tema de debate, é importante destacar que estas medidas adotadas pelo governo regulamentam uma série de ataques ao serviço público, à educação e aos trabalhadores. Como por exemplo a PEC 241, denominada “Novo Ajuste Fiscal”: a PEC propõe o congelamento dos gastos públicos por 20 anos e limita as despesas primárias da União aos gastos do ano anterior corrigidos pelo IPCA, ou seja, não poderá haver aumento nos orçamentos de pastas como saúde, educação e direitos sociais, podendo haver, no máximo, uma correção próxima ao índice da inflação prevista.
  • Já o PL 867/2015, denominado de Projeto Escola Sem Partido – também conhecido como PL da Mordaça – representa um ataque brutal à nossa liberdade de cátedra e à construção de uma educação crítica e democrática. De acordo com o projeto, fica proibida toda forma de manifestação ou debate crítico em sala de aula, na contramão de uma educação crítica, participativa e democrática.
  • A Reforma de Ensino Médio, aprovada pela MP 746/16 no dia 22/09, é uma ameaça real e concreta à educação pública, gratuita e de qualidade, que remete a formação educacional a um modelo curricular fragmentado, hierarquizado, com viés tecnicista, mercadológico e produtivista. Além do que, separa a formação humana integral do ensino profissional no ensino médio, com a exclusão do currículo das disciplinas da formação geral da formação profissional. No texto da MP, há previsão da redução de conteúdos e carga horária de outras disciplinas, inseridas na proposta de “flexibilização do currículo e da ampliação da jornada escolar para 07 horas diárias”.

Contra todos estes ataques é que devemos lutar e nos mobilizar!

Solicitamos que os responsáveis pela articulação das atividades nos Campi enviem a programação e a solicitação do apoio logístico necessário para o e-mail da secretaria do SINASEFE Natal: sinasefenatal@hotmail.com. Também encaminharemos aos responsáveis pela organização das atividades nos Campi a lista de frequência e declaração de participação para os (as) filiados (as).

Participe deste Dia Nacional de Paralisação! Mantenha-se informado nos nossos canais de comunicação e mobilize-se na luta contra os retrocessos que estão sendo impostos por este governo ilegítimo!

Clique AQUI e confira todo o material que poderá ser utilizado para embasar as atividades, discussões e debates durante a paralisação e mobilização neste 29 de setembro.