O SINASEFE Seção Natal participou nesse 29 de setembro, Dia Nacional de Paralisação, das mobilizações organizadas pela Rede de Grêmios do IFRN-REGIF e pelo Grêmio Djalma Maranhão-GEDM no IFRN Campus Natal-Central. As mobilizações desse dia contaram com a adesão de 13 Campi do IFRN, que receberam apoio da Seção. A proposta de pauta da paralisação foi discutir com a comunidade escolar temas relacionados à análise de conjuntura, PEC 241, Projeto Escola Sem Partido e a MP 746/16 da Reforma do Ensino Médio.

Durante o período da manhã, a coordenadora do SINASEFE Natal, Socorro Silva, participou de uma mesa de debate sobre a atual conjuntura nacional. Na mesa, também estavam presentes o professor e diretor do IFRN Campus Natal-Central, José Arnóbio de Araújo; a presidente do GEDM, Ana Luiza; a presidenta da União Nacional dos Estudantes-UNE, Moara Correa; o professor de História do CNat/IFRN, Francisco Carlos; e o vice-presidente da UBES/RN, Pedro Gorki.

Já no início da tarde, o professor de Filosofia do IFRN e coordenador geral da Seção, Maurilio Gadelha, participou de uma roda de conversa sobre o Projeto Escola sem Partido, juntamente com o professor de Filosofia do IFRN, Pablo Capistrano; a integrante do DCE da UFRN, Renata Castro; a diretora de Formação Política e Sustentabilidade do GEDM, Ilana Amorim; e o diretor estadual da FENET, Júnior Miranda.

À noite, Socorro Silva participou, ainda, da mesa de debate sobre a reformulação do Ensino Médio. Também participaram da mesa o professor de Filosofia do IFRN, Marco Aurélio; a coordenadora pedagógica do IFRN, Luzimar Barbalho; o diretor de Assistência Estudantil do GEDM, Luiz Gabriel; o diretor do CAEQ, Rodrigo Medeiros, e a diretora de Mulheres da UBES, Brisa Bracchi.

A paralisação desse 29 de setembro contou com a adesão de 13 Campi do IFRN, foram eles: Natal-Central, Ceará-Mirim, Pau dos Ferros, Parelhas, Parnamirim, Canguaretama, Santa Cruz, Nova Cruz, João Câmara, São Gonçalo do Amarante, EaD, Macau e São Paulo do Potengi. Nas unidades foram realizadas atividades com debates e exibição de filmes sobre temas da pauta da paralisação. Em Macau, os estudantes, servidores e a comunidade local realizaram uma caminhada no Centro do município com protesto em defesa da rede federal de ensino e contra os ataques do governo ilegítimo.

No final da tarde da última quarta-feira (28), os alunos do IFRN Campus Natal-Central ocuparam o Instituto em protesto contra o congelamento de gastos na educação pública, o Projeto Escola Sem Partido (Lei da Mordaça) e a reforma do Ensino Médio, todos propostos pelo atual governo federal. Também participaram da ocupação, que foi suspensa na tarde desta sexta-feira (30), alunos dos Campi Cidade Alta, Zona Norte, Currais Novos, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, João Câmara, Caicó, Macau e São Paulo do Potengi.

O SINASEFE Natal agradece e parabeniza o esforço de todos os estudantes e servidores que se mobilizaram e se propuseram a fazer mais nesse momento crítico vivido por todos que fazem a educação no Brasil. Reforçamos a necessidade e a importância de nos mantermos unidos e mobilizados, pois a luta está apenas começando.