SINASEFE Natal promove comemoração dos aniversariantes aposentados do 3º trimestre

O SINASEFE Seção Natal, através de seu GT de Aposentados, realizou nesta sexta-feira (02), na Sala dos Servidores do IFRN Campus Natal-Central, mais uma comemoração alusiva aos aniversários dos (as) aposentados (as) do trimestre. A atividade já se tornou uma tradição, reunindo os servidores aposentados e também ativos do IFRN em um momento de alegria e descontração. Foram homenageados os nascidos nos meses de julho, agosto e setembro.

O diretor de Assuntos Jurídicos do SINASEFE Natal, Antônio Fernandes, fez a abertura da comemoração agradecendo a presença de todos. “Esse é um momento para nos reunirmos, conversarmos e confraternizarmos, e constitui um espaço importante para que possamos manter nossos vínculos, com o sindicato, com a instituição e entre nós mesmos”, comentou o professor. Em seguida, o diretor de Assuntos de Aposentados do sindicato, Eduardo Sinedino, também proferiu algumas palavras de agradecimento pela presença de todos, demonstrando, inclusive, surpresa e satisfação pela participação de quase 50 pessoas na comemoração, mesmo com o período de recesso, que tende a esvaziar mais esse tipo de atividade.

Durante a celebração, a Diretora de Ensino do IFRN Natal-Central, Tânia Costa, que substitui temporariamente o diretor geral da unidade, José Arnóbio, deu as boas-vindas ao grupo e o homenageou com a leitura de textos e poesias. O primeiro, de Eduardo Galeano, chama-se A Paixão de Dizer:

“Marcela esteve nas neves do Norte. Em Oslo, uma noite, conheceu uma mulher que canta e conta. Entre canção e canção, essa mulher conta boas histórias, e as conta espiando papeizinhos, como quem lê a sorte de soslaio.
Essa mulher de Oslo veste uma saia imensa, toda cheia de bolsinhos. Dos bolsos vai tirando papeizinhos, um por um, e em cada papelzinho há uma boa história para ser contada, uma história de fundação e fundamento, e em cada história há gente que quer tornar a viver por arte de bruxaria. E assim ela vai ressuscitando os esquecidos e os mortos; e das profundidades desta saia vão brotando as andanças e os amores do bicho humano, que vai vivendo, que dizendo vai.”

Eduardo Galeano, O Livro dos Abraços.

Tânia recitou ainda outras duas poesias, de autoria de Manoel de Barros:

Retrato do artista quando coisa

“A maior riqueza do homem
é a sua incompletude.
Nesse ponto sou abastado.
Palavras que me aceitam como sou – eu não aceito.

Não agüento ser apenas um sujeito que abre portas,
que puxa válvulas, que olha o relógio,
que compra pão às 6 horas da tarde,
que vai lá fora, que aponta lápis,
que vê a uva etc. etc.

Perdoai
Mas eu preciso ser Outros.
Eu penso renovar o homem usando borboletas.”

O rio que fazia uma volta…

“O rio que fazia uma volta
atrás da nossa casa
era a imagem de um vidro mole…

Passou um homem e disse:
Essa volta que o rio faz…
se chama enseada…

Não era mais a imagem de uma cobra de vidro
que fazia uma volta atrás da casa.
Era uma enseada.
Acho que o nome empobreceu a imagem.”

Manoel de Barros, Poesia Completa. 

O professor aposentado Janilson Dias de Oliveira fez a interpretação de uma poesia de autoria própria. E o setor da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal do IFRN voltado especificamente para o atendimento aos aposentados, que funciona na Reitoria, também esteve representado na celebração, com a presença de Graça Varela e Ediberto Silva.

Após cantarem os parabéns, todos puderam se deliciar com um lanche saboroso e saudável. O SINASEFE Natal deseja a todos (as) os (as) aniversariantes aposentados (as) dos meses de julho, agosto e setembro um aniversário cheio de muita saúde, paz e muito amor, e conta com a participação de todos e todas no próximo encontro, previsto para dezembro.

Confira abaixo todas as fotos da comemoração.

2017-08-02T03:28:08+00:00setembro 2nd, 2016|GTs, Noticias|Comentários desativados em SINASEFE Natal promove comemoração dos aniversariantes aposentados do 3º trimestre