Na manhã desta quarta-feira (10), representantes do SINASEFE Natal, SINDPREVS e SINTEST/RN se reuniram na sede do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Previdência, Saúde e Trabalho do RN para discutir uma agenda de ações de mobilização, tendo em vista o avanço dos ataques do atual governo ilegítimo sobre os direitos trabalhistas e os desmontes iminentes em diversos setores.

Durante o encontro, foi falado sobre a retomada do Fórum dos Servidores Públicos Federais no Rio Grande do Norte, uma necessidade urgente diante do atual cenário.

No âmbito da Educação, Socorro Silva, coordenadora do SINASEFE Natal, demonstrou preocupação com os planos em andamento que têm por objetivo o cancelamento de recursos para expansão; a privatização do ensino na Qualificação Profissional; a criminalização e perseguição do professor e a ameaça à liberdade de cátedra e de expressão por meio do Escola sem Partido; a não criação de vagas para novos servidores no ensino federal; o desmonte de espaços como o Fórum Nacional de Educação, com a destituição de nomes eleitos democraticamente pela sociedade civil com substituição por nomes indicados pelo Ministério; a extinção de disciplinas como Sociologia, Filosofia e outras, com a reforma curricular; a separação do ensino médio do ensino técnico; e muitos outros retrocessos previstos.

“Estamos no olho do furacão, porque a intenção do Ministério da Educação do governo golpista é privatizar tudo o que for possível, e a própria mudança de concepção de escola prevista em todas essas reformas é gravemente preocupante. A categoria precisa acordar, sair da letargia e entender que apenas a mobilização pode ser capaz de barrar todas essas ameaças iminentes. O que precisamos urgentemente é reagir, porque só o que o governo golpista quer é a nossa desmobilização”, comentou Socorro.

Foi deliberada na reunião a participação dos sindicatos e chamamento às bases para adesão às agendas de eventos de mobilização e a realização de Fóruns Temáticos em conjunto, para o debate de assuntos que atingem diretamente à classe trabalhadora, como o PL 257, a PEC 241, a Reforma da Previdência, Dívida Pública e outros.

Confira abaixo a agenda de atividades prevista para os próximos dias:

11/08, 11h, em frente ao Restaurante Universitário da UFRN: mobilização do SINTEST/RN.

– 11/08, 16h, no SINTE: reunião para organização de ato no dia 16/08.

– 12/08, 10h: caminhada saindo do SINTE em direção à Praça Cívica, para aula pública.

17/08, 8h às 10h: Audiência Pública na Câmara Municipal do Natal para debate do PL 257.

– 25/08: Fórum Temático sobre a PEC 241, em data e local a serem definidos.

Mantenha-se informado (a) e participe dessa agenda de lutas! Apenas a união da categoria pode fazer a diferença nesse momento de ameaças aos nossos direitos!