Em análise de conjuntura, Gabriel Vitullo vislumbra período difícil para o país com ataques aos direitos e à democracia

Na tarde da última segunda-feira (05/11), o SINASEFE Seção Natal realizou no Miniauditório do IFRN Campus Natal-Central, mais uma Assembleia Geral da categoria para, dentre outros temas, debater a conjuntura política atual. Convidado para a análise, o professor Gabriel Vitullo, do Departamento de Ciências Sociais da UFRN, destacou que viveremos um período difícil, com um governo de ataques aos direitos básicos dos brasileiros e à democracia.

A Assembleia foi iniciada com a coordenadora geral da Seção, Aparecida Fernandes, fazendo a leitura da pauta proposta: informes; balanço da conjuntura política, com o professor Gabriel Vitullo (UFRN); encaminhamentos sobre a Jornada Flexibilizada dos TAEs e o Acordo de Greve de 2015; escolha de delegados para a 156ª Plena; escolha de representantes para a Etapa Nordeste do Encontro Regional do SINASEFE; e encaminhamentos. Os temas foram aprovados, com a inversão da pauta, sendo a análise de conjuntura o primeiro ponto a ser debatido.

A Professora Aparecida Fernandes falou que, diante dos últimos acontecimentos, não seria possível fazer uma Assembleia sem que fosse feita uma reflexão sobre esse período, com o significado das eleições de 2018 para os trabalhadores, para o serviço público e para o processo democrático. Para o momento, a Seção convidou Gabriel Vitullo, professor doutor em Ciências Políticas do Departamento de Ciências Sociais da UFRN, para apresentar uma análise política do momento atual em que o país está passando.

Gabriel Vitullo iniciou sua explanação dizendo que estava horrorizado, estarrecido e mais do que preocupado com o resultado das eleições de 2018 no Brasil. O professor disse que se abre uma nova etapa no país e na América Latina, e que o povo não está preparado para essa nova etapa.

O professor apresentou suas impressões sobre a conjuntura política atual, enfatizando que “viveremos um período difícil, com um governo de ataques aos direitos básicos dos brasileiros e ataques à democracia”. Gabriel também fez um breve resumo de alguns governos fascistas que conseguiram chegar ao poder em diversos países no mundo, relacionando-os com os ideais do presidente eleito, Jair Bolsonaro.

Vitullo falou que não tem boas expectativas para aquilo que está por vir, mas que temos que aprender com os nossos erros e o que precisa ser feito urgentemente é retomar o que marcou a história do tripé organizativo da classe popular dos anos 70 para 80, que foi a formação política de sua base.

Gabriel finalizou sua apresentação dizendo que já vivemos tempos tenebrosos, lamentou por estar trazendo uma análise tão pessimista, porém realista, e conclamou a todos para a resistência. “Precisamos nos organizar para resistir, se manter vivos e derrotar o fascismo”. Após a análise, os servidores fizeram perguntas e expuseram suas opiniões a respeito do tema.

O terceiro ponto de pauta, encaminhamentos sobre a Jornada Flexibilizada dos TAEs e o Acordo de Greve de 2015, ficou para ser discutido em outra Assembleia Geral da categoria, pois foi solicitada a presença do diretor de Gestão de Pessoas do IFRN, Auridan Dantas, na Assembleia para esclarecer sobre o assunto, porém o diretor estava em viagem e não pode participar.

Na Assembleia também foram escolhidos os delegados para a 156ª Plena, que será realizada entre os dias 09 e 11 de novembro, em Brasília-DF. Foram escolhidos os servidores do IFRN Campus Natal-Central, Tonny Medeiros, como titular, e Erivanda Tavares, como suplente. Pela direção do sindicato, irá ao evento o coordenador geral da Seção, Joás Andrade.

A escolha de representantes para o Encontro Regional Nordeste do SINASEFE também foi um dos pontos da pauta. Foram escolhidos os servidores do Campus Natal-Central, Erivanda Tavares, Tânia Costa, Nadja Costa, Tonny Medeiros, Francisco Pontes e Francisco Feitosa. Ficou encaminhado, ainda, que a Seção Natal abriria inscrição, através do site e de suas redes sociais, para mais duas vagas para servidores de outros Campi que tenham interesse de participar. O Encontro Regional Nordeste do SINASEFE será realizado entre os dias 23 e 25 de novembro, em Recife-PE, e terá como tema “Educação e o Mundo do Trabalho”.

O coordenador geral do SINASEFE Natal, Joás Andrade, apresentou os informes da Assembleia com um resumo das últimas atividades realizadas pela Seção e os eventos que contaram com a presença do sindicato e os que estão programados para os próximos dias.

Durante a Assembleia, os servidores presentes no encontro puderam se deliciar com um café da tarde realizado em comemoração ao Dia dos Servidores Públicos, comemorado em 28 de outubro.

 

2018-11-08T21:37:24+00:00novembro 8th, 2018|ASSEMBLEIA, Banner Rotativo, Noticias|Comentários desativados em Em análise de conjuntura, Gabriel Vitullo vislumbra período difícil para o país com ataques aos direitos e à democracia