Na última terça-feira (4), o Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte realizou um ato público em frente à agência da Caixa Econômica Federal, no centro de Natal, com o objetivo denunciar o banco, que encaminhou processo judicial na tentativa de tornar sem efeito a legalidade da entidade sindical. O motivo seria a inexistência da Ata de Fundação de 1937, que sumiu durante a intervenção imposta pela ditadura militar aos sindicatos.
 
O Sinasefe Natal, que publicou uma moção de solidariedade ao Sindicato dos Bancários (leia AQUI), participou do ato em defesa à entidade, assim como vários outros sindicatos que compareceram e expuseram seu apoio aos bancários e seu repúdio à manobra absurda do banco público, que ameaça fechar uma entidade que há 77 anos representa a categoria no RN.
 
O protesto contou com a participação de representantes do Sinasefe, Sintest, Sinai, SindeSind, Sinpol, Sintefern, Sindsaude, entre outras entidades que apoiam a luta contra o processo de criminalização do movimento sindical e popular.
 
Confira abaixo o vídeo de cobertura do ato pelo Coletivo Foque, que conta com a fala de um dos coordenadores do Sinasefe Natal, Sandoval Villaverde, aos 2’12”.