Nesta quarta-feira (21), uma comissão formada por membros da diretoria do Sinasefe Natal visitou os servidores dos câmpus do IFRN em Pau dos Ferros e em Apodi, dando continuidade ao projeto do sindicato de passar por todos os câmpus, conversando com técnicos-administrativos e docentes e ouvindo os anseios da categoria.
 
Nos encontros de ontem, os servidores demonstraram preocupação com diversos assuntos, dentre os quais estão a distribuição da carga horária docente; a pontuação para progressão; a expansão de maneira não organizada, em alguns aspectos; a carga horária dos técnicos-administrativos; a precarização do trabalho; equiparação do auxílio alimentação ao dos demais servidores federais; e auxílios transporte e interiorização.
 
Durante as conversas também surgiram sugestões, como a reflexão sobre as lutas sindicais na atualidade; mudança de dia e horário das assembleias, para que servidores do interior possam participar com mais frequência; a criação de uma comissão para discutir o ensino, pesquisa e extensão no IFRN; e a instituição de um correspondente do Sinasefe em cada câmpus, para manter base e sindicato mais próximos.
 
“Os encontros têm sido positivos no sentido de dar ao sindicato uma visão mais ampliada do que ocorre nos câmpus e das demandas dos servidores. Isso com certeza será essencial para planejar as ações e lutas do Sinasefe nos próximos meses. Estamos ouvindo com muita atenção todos os comentários, críticas e sugestões, porque essa construção deve ser contínua e conjunta, já que o sindicato somos todos nós”, comenta um dos coordenadores da Seção Natal, Sandoval Villaverde.
 
As visitas do Sinasefe Natal aos câmpus do IFRN continuam nas próximas semanas.