A coordenadora geral do SINASEFE Seção Natal, a professora Socorro Silva se reuniu na manhã da última segunda-feira (18/06) com os servidores do Campus IFRN Cidade Alta para discutir os termos do Acordo de Greve que regerá a compensação dos dias paralisados no movimento paredista de 2015.

A visita foi fruto de um encaminhamento da última Assembleia Geral da categoria realizada no dia (25/05). O Acordo de Greve está sendo construído pelo sindicato conjuntamente com a categoria e deverá ser apresentado a Reitoria, após os debates realizados nos campi e aprovação em Assembleia pela categoria.

A proposta encaminhada pela reitoria dispõe que a compensação poderá acontecer através de:

  • Horas de trabalho;
  • Participação em cursos/reuniões/eventos de capacitação/treinamento;
  • Participação nas atividades do Programa Qualidade de Vida;
  • Participação em atividades voluntárias ou campanhas de sustentabilidade, realizadas pelo IFRN;
  • Realização de exames periódicos.

Para o servidor Shilton Roque, a proposta da reitoria ignora que as atividades prejudicadas na época da greve já formam postas em dia. “Praticamente todos os campi já caminham para a regularização dos calendários, é necessário se construir uma proposta mais justa com a categoria, as paralizações estão sendo cobradas como se greve fossem e nós sabemos que não é assim”, comentou o servidor.

Segundo a coordenadora Socorro Silva, é importante que o Acordo seja discutido exaustivamente pelos servidores nos campi, para que os termos estejam condizentes com os anseios da base. ”O Sindicato atua para apoiar e validar o que melhor representar a categoria nesta luta. Tendo em vista que a greve dos servidores foi bastante participativa, representativa e que trouxe resultados positivos significativos para a categoria e não deve ser reduzida ou pormenorizada pela gestão. Nossa Luta é todo dia e nossos servidores devem ter o reconhecimento e valorização pelo compromisso com a qualidade da Educação e com a instituição”, ressaltou a educadora.

Nos próximos dias o SINASEFE Seção Natal visitará os demais Campi do IFRN, para discutir o Acordo que será ponto de pauta na próxima Assembleia marcada para o dia 29/06.