SINASEFE realiza Assembleia e empossa nova Diretoria e Conselho Fiscal

Imagem Destaque

A Comissão Eleitoral responsável pela eleição da Diretoria e do Conselho Fiscal do SINASEFE Natal para o biênio 2021-2023, realizou na última sexta-feira (23/04), a Assembleia Geral para dar posse à nova gestão e ao Conselho Fiscal da entidade. O encontro aconteceu em formato remoto e contou com a participação de servidores, estudantes e dirigentes sindicais.

A Assembleia teve início às 17h com a participação da cantora potiguar Simona Talma, artista convidada para animar o encontro que teve um tom de despedida da gestão “Unidade, Resistência e Democracia” e também de recomeço para a Seção Natal, que vivenciou mais um período eleitoral.

Após a primeira entrada de Simona, a Assembleia deu início as falas com a participação da presidenta da Comissão Eleitoral, Gerlane Silva, que lembrou do desafio que foi realizar o processo em tempos de pandemia, mas destacou que o resultado tinha sido exitoso e que contou com a participação expressiva dos sindicalizados. Em seguida, a Plenária recebeu Davi Lobão, coordenador geral do SINASEFE Nacional. Ele iniciou sua fala parabenizando a Diretoria que estava encerrando seu mandato, pelas batalhas travadas em favor da categoria em especial a luta pela retomada da Democracia no IFRN. Davi Lobão ressaltou a importância do sindicato ter se mobilizado pela posse do reitor eleito e dos servidores terem resistido e permanecido unidos contra a escala autoritária no IFRN.

O coordenador também lembrou que os Institutos Federais precisam ser permanentemente defendidos e que o foco do governo Bolsonaro sempre foi e continuará sendo de destruição até sua saída. “O Plano Nacional de Livros Didáticos, a nova Base Nacional Comum Curricular – BNCC, a Reforma do Ensino Médio, são medidas que visam destruir a nossa rede. Esse governo não aceita que o povo pobre, que o povo periférico, que os filhos dos pobres, que o povo negro está estudando, está se formando e se transformando. O governo sancionou o orçamento e cortou mais de dois bilhões da educação, o maior corte orçamentário até agora”, finalizou o professor David Lobão.

Em seguida, a Assembleia recebeu o reitor do IFRN, o professor José Arnóbio. Para o reitor, a luta sindical é de fundamental importância e não se faz sozinha, mas de maneira coletiva. “O sindicato somos todos nós, é nosso instrumento de luta, é através do sindicato que nós conseguimos fazer os embates. Foi o SINASEFE Natal junto com o movimento estudantil e os servidores que conseguiram restabelecer a democracia no IFRN. Quem se coloca de forma voluntária à frente do sindicato merece nossa salva de palmas, pois estar à frente do sindicato não é fácil, mas é uma ação necessária para que possamos manter viva essa chama de luta”, comentou o reitor.

O estudante Marcos Alexandre, da Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico – FENET, também participou da Assembleia e lembrou que o SINASEFE Natal sempre esteve junto dos estudantes e que tem sempre mantido uma relação de respeito e solidariedade com o movimento estudantil. Marcos saudou a nova gestão e desejou sorte para enfrentar os desafios que virão nesse período de cortes orçamentários e retrocessos do governo Bolsonaro.

Após esse primeiro momento de falas dos participantes da plenária, as coordenadoras do SINASEFE, Nadja Costa e Emanuelly Bezerra, fizeram um pequeno relato sobre todas as ações realizadas pela gestão “Unidade, Resistência e Democracia”. Segundo Nadja, além dos embates externos, a Diretoria precisou lidar com a saída e o número reduzido de membros, mas apesar das dificuldades, o compromisso de resistir como organização política foi mais forte e possibilitou que o trabalho fosse tendo continuidade. “Essa Assembleia hoje é prova disso, realizamos o processo eleitoral mesmo com as restrições da pandemia, estamos realizando essa posse remotamente, seguimos realizando reuniões para discutir as demandas da categoria, seguimos acompanhando as movimentações nacionais através da participação nas Plenas, não paramos de trabalhar em nenhum momento”, ressaltou a coordenadora. Nadja disse, ainda, que o SINASEFE é o local onde os servidores se encontram e defendem suas causas, seus direitos e a própria instituição. “O SINASEFE é o lugar onde deixamos de olhar somente para nossos interesses e pensamos nas questões mais amplas da sociedade”, finalizou a educadora.

Dando continuidade ao balanço da gestão, a coordenadora Emanuelly Bezerra também falou sobre as ações desenvolvidas pela gestão “Unidade, Resistência e Democracia” e lembrou do panorama que foi apresentado à gestão com a defesa do ensino médio técnico e integrado, o corte de verba na educação, os ataques aos servidores e serviços públicos e a luta contra os desmandos do ministro Abraham Weintraub.

A coordenadora destacou o fortalecimento da relação do sindicato como o movimento estudantil, os enfrentamentos políticos, o início da luta contra a Reforma Administrativa e o novo momento com a pandemia e a necessidade de se reinventar. Nesse período, o sindicato tentou fazer o uso das tecnologias e comunicação para garantir a participação e a democracia na entidade, com a realização de assembleias e reuniões remotas. Emanuelly também lembrou da luta política e jurídica que conquistou a retomada da democracia no IFRN, destacando a participação do sindicato, dos servidores e dos estudantes do Instituto.

Emanuelly Bezerra finalizou sua apresentação parabenizando os servidores que se propuseram a seguir à frente do sindicato e fez o chamado a todos os servidores a participarem da luta sindical. “Se não for o sindicato, se não for os movimentos sociais para fazer a defesa da educação e do projeto de sociedade que a gente acredita, quem é que vai fazer isso? Então, parabéns aos colegas que se propõem a sustentar o amanhã nas mãos. Nos encontramos nas lutas”, concluiu a coordenadora.

Após mais uma apresentação de Simona Talma, ocorreu a cerimônia de posse da nova Diretoria Executiva da Seção e do Conselho Fiscal, eleitos no último dia 20 de abril. Compõem a nova diretoria os servidores:

1. Coordenadora geral: Nadja Maria de Lima Costa | Docente – IFRN/CNAT
2. Coordenador geral: Jorge dos Santos Lima | Docente – IFRN/CM
3. Coordenador geral: Jonaldo Oliveira de Medeiros | Docente – IFRN/CN
4. Tesoureira: Izabel Cristina Silva de Almeida | TAE – IFRN/CNAT
5. Tesoureiro adjunto: Fernando Luis Dias Varella | TAE – IFRN/ZL
6. Secretária geral: Evaneide Maria de Melo | Docente – IFRN/CM
7. Diretor de Imprensa e Divulgação: Arthur Luís de Oliveira Torquato | Docente – IFRN/MC
8. Diretor de Formação Política e Sindical: Leonardo Guimaraes de Farias | Docente – IFRN/JC
9. Diretora de Assuntos de Pessoal Aposentado: Aline Muras de Oliveira Pino | TAE – IFRN/MC
10. Diretora de Assuntos Legislativos e Jurídicos: Gislene de Araújo Alves | Docente – IFRN/CM

Já o Conselho Fiscal passou a ser composto pelos servidores: Edilene Ferreira de Medeiros – Docente (Campus Natal-Central), Eduardo Janser de Azevedo Dantas – Docente (Campus Natal-Central) e Tonny Medeiros Martinho – TAE (Campus Natal-Central).

Após a apresentação dos membros da Diretoria e do Conselho Fiscal, a diretora de Aposentados, Aline Muras, falou em nome da nova gestão e fez a leitura de um texto construído pelo grupo, o qual agradece a todos que participaram do processo eleitoral, reafirma o compromisso pelo coletivo e apresenta suas propostas de ações.

A íntegra da Assembleia pode ser conferida AQUI.

#SINASEFEnaLuta
#AssembleiaGeral
#ForaBolsonaro

CADASTRE-SE

Para receber nossos informativos por email.

Newsletter Widget (#5)
FILIAÇÃO

Seja um filiado Sinasefe RN e tenha assistência e benefícios. Faça parte dessa luta.

APOSENTADOS

Uma seção destinada aos aposentados.

GREVE

Saiba tudo o que está acontecendo durante o período que estamos em GREVE.