Diretoria e base do SINASEFE Natal se uniram a membros do Fórum Nacional Popular da Educação (FNPE) e a entidades educacionais do campo democrático e popular na manhã do último dia (21/06) para avaliarem a realização da Conferência Nacional Popular da Educação – CONAPE. O encontro aconteceu no auditório da Confederação dos Trabalhadores em Educação – CNTE, em Brasília e teve como objetivo, além da avaliação da Conferência, finalizar os documentos produzidos no encontro.

A CONAPE aconteceu em Belo Horizonte entre os dias 24 e 25 de maio e contou com a participação do SINASEFE Seção Natal, representados por membros da Diretoria Executiva, da base e do GT de Políticas Educacionais e Cultura do Sindicato. Na reunião de avaliação, estiveram presentes a coordenadora geral da Seção, Socorro Silva e a representante da base do SINASEFE Natal a professora Nadja Costa do Campus Natal Central.

A reunião teve início com os informes e seguiu para as avaliações sobre a CONAPE. Como encaminhamentos, o grupo definiu, a permanência e continuidade do FNPE e elegeu como pauta prioritária a luta pela revogação da Emenda à Constituição 95, já em vigor desde o início desse ano. A Emenda, contraria o que determina a Constituição, no que se refere educação e saúde pública e inviabiliza as possibilidades de universalização desses serviços para a totalidade da população brasileira.

De acordo com Socorro Silva, o FNPE é um espaço simbólico de resistência contra o desmonte da Educação promovida pelo Governo Federal. “O Fórum e a CONAPE tem atuado como um eixo de fortalecimento das políticas educacionais nesse contexto de governo de exceção. Acredito que devemos seguir promovendo eventos e divulgando essas ações nos estados e municípios demarcando nossa inconformidade com as tentativas de sucateamento e destruição da educação pública”, explicou a professora.

A professora Nadja Costa do Campus Natal Central, agradeceu ao Sindicato a oportunidade de participar desse momento e o avaliou como uma experiência formativa importante. “É revoltante perceber como os retrocessos, frutos do atual governo, tem tornado o passado um presente tão tenebroso, ao mesmo tempo é reconfortante ver de perto que existem pessoas se movimentando efetivamente para impedir a consolidação desse cenário”, comentou a educadora.

O SINASEFE Natal, através de sua Diretoria Executiva, reafirma seu compromisso com a defesa da Educação Pública de qualidade e com o cumprimento do Plano Nacional de Educação – PNE. Para isso, planejamos promover eventos e ações que divulguem estes documentos e fortaleçam o Fórum Nacional, como espaço de resistência e luta em defesa da Educação e de seus trabalhadores (as) e convocamos nossa base a estar atenta e presente na luta e na discussão dessa pauta.