Dando início às comemorações alusivas ao 08 de março, Dia Internacional da Mulher, o SINASEFE Seção Natal, através da Diretoria de Formação Política e do GT de Identidade de Gênero e Orientação Sexual, Raça, Etnia e Trabalho Infantil, realizou na manhã desta quinta-feira (10), no Campus do IFRN Pau dos Ferros, uma programação especial em homenagem às mulheres.

O momento foi iniciado com o acolhimento dos participantes com um café da manhã. A programação cultural contou com show do grupo de Chorinho do IFRN Pau dos Ferros e apresentação da dança flamenca com a professora Adriana Melo. Uma roda de conversa debateu sobre a importância do papel da mulher na sociedade, principalmente nos espaços de poder, dando sequência à campanha Mais Mulheres nos Espaços de Poder e Decisão no IFRN.

Mediando a roda de conversa estavam a coordenadora do SINASEFE Natal, Socorro Silva, a diretora geral do Campus Pau dos Ferros, Antônia Francimar da Silva, e a professora de Sociologia do Campus, Gabriela Montez, que apresentaram seus pontos de vista sobre o tema e falaram sobre experiências e fatos relacionados ao assunto.

A coordenadora do SINASEFE Natal, Socorro Silva, falou sobre a campanha Mais Mulheres nos Espaços de Poder e Decisão no IFRN e apresentou um panorama da situação da mulher nos espaços de poder no Instituto. Atualmente o IFRN é composto por 21 Campi e apenas cinco mulheres ocupam espaço na direção geral, sendo que esse número se amplia para mais uma na próxima gestão do Campus Nova Cruz.

“Nosso objetivo é repensar essas relações desiguais e desconstrui-las. Colocar o tema em pauta e estabelecer espaços de debates e diálogos com os servidores, nas salas de aula, nos espaços de gestão e nos conselhos. Essa espaço aqui é apenas uma semente para outros debates”, disse Socorro Silva.

Para a professora de sociologia, Gabriela Montez, “o problema está nas representações sociais, nessa questão de que a mulher é frágil e não pode ocupar esses espaços de poder. E essa é uma construção interna que temos que fazer e ver que podemos sim ocupar diversos espaços”.

Já a diretora geral do Campus Pau dos Ferros, Antônia Francimar, que foi a primeira presidente e primeira coordenadora geral do SINASEFE Natal e uma das primeiras mulheres a ocupar uma direção geral no IFRN, disse que não é fácil chegar aos espaços de poder, mas se a mulher quer conquistar esses espaços tem que abrir mão de muitas coisas, o que nem toda mulher está disposta a fazer.

Ao final do evento, que também foi prestigiado por servidores do sexo masculino, as mulheres presentes na comemoração foram agraciadas com brindes.

Socorro Silva enfatiza a importância do tema para a construção de novas relações de igualdade e oportunidade nos espaços para as mulheres, seja na gestão, nos conselhos, nas organizações políticas e sindicais, e convida todos e todas para prestigiar as próximas programações alusiva ao Dia da Mulher

A programação especial do SINASEFE Natal para a mulher neste mês de março está distribuída em polos, de forma a possibilitar que servidoras de todos os Campi se engajem nas atividades. Nos próximos dias 15, 16 e 17 as comemorações serão realizadas nos Campi Santa Cruz, São Gonçalo do Amarante e João Câmara, respetivamente.

Confira as fotos do evento no http://goo.gl/aCdx2L