A diretoria executiva do SINASEFE Seção Natal esteve reunida no último sábado (20), no Centro de Treinamento de Ponta Negra João Paulo II, com servidores representantes da base. O objetivo do encontro foi avaliar o primeiro ano da Gestão Diálogo e Transparência com a Base e Planejar as ações para 2016. Para mediar a reunião, a diretoria do sindicato convidou o educador popular e sociólogo Carlos Teodósio, que trouxe para o encontro dinâmicas e sugestões enriquecedoras para o exercício da militância sindical e política.

Na avaliação da diretoria executiva do SINASEFE Natal, o ano de 2015 foi de grandes avanços e conquistas para a gestão e para a categoria. Entre as principais ações desenvolvidas pela atual gestão estão: a conquista da flexibilização da Jornada de trabalho de 30h para os técnico-administrativos do IFRN, resultado da greve 2015; o registro e regularização do SINASEFE Natal no cartório; a realização do planejamento estratégico da gestão e a visita aos campi para apresentação da diretoria e de seu planejamento; o pleito administrativo junto ao IFRN para que os servidores com menos de cinco anos de instituição pudessem concorrer às eleições do IFRN; o resgate da parceria com a Associação dos Servidores do IFRN (ASIFRN); o reestabelecimento dos Grupos de Trabalhos (GT’s); a realização de seminários e reuniões para debater temas de interesse da categoria, como o Dia do Trabalhador (a), Dia da Mulher e a Festa do final do ano; debates eleitorais para Reitor e Diretor Geral do IFRN; participação ativa e permanente da base nas ações de mobilização nas pautas salariais em Brasília – reunião com o CONIF e Reunião com o MEC; a retomada do diálogo e a assinatura do Acordo Coletivo das funcionárias do sindicato, que estavam sem reajuste salarial há dois anos; a implantação da jornada de trabalho de 30h para as servidoras do sindicato; a realização das comemorações dos aniversariantes aposentados; e a promoção do diálogo transparente e efetivo com a categoria e gestão, estabelecendo uma relação democrática entre diretoria e servidores do IFRN.

“Todas as nossas ações realizadas em 2015 foram baseadas no diálogo e na transparência com a categoria. Algumas ações planejadas não aconteceram devido às circunstâncias e demandas da greve e da conjuntura local e nacional, mas outras ações que não estavam no planejamento aconteceram devido à conjuntura, como o reajuste salarial das funcionárias, a campanha ‘Mais Mulheres nos Espaços de Poder’, o Curso de Formação Política realizado em dezembro, o seminário eleitoral e a atuação junto a Gestão de Pessoas do IFRN em garantir os direitos dos docentes frente à CGU”, disse a diretora de Formação Política, Maria Aparecida Fernandes.

A diretoria de Aposentados e de Assuntos Jurídicos trabalharam juntas na questão referente aos servidores aposentados e retomaram a interação entre os colegas com a realização da comemoração dos aniversários dos aposentados sindicalizados. A retomada da comunicação com esses servidores também foi uma das ações prioritária da pasta que foi colocada em prática. A diretoria do Jurídico realizou reuniões e fez acompanhamentos e orientações das ações judiciais, não só dos aposentados, mas de todos os servidores sindicalizados. As ações judiciais empreitadas pela pasta foram: os RSC para os aposentados e para os docentes; a defesa do Bresser; os restos a pagar; o direito de requerer férias para os servidores afastados para capacitação; e as correções e recebimentos das progressões funcionais.

Na pasta da Comunicação, a coordenadora geral do Sindicato, Socorro Silva, destacou como pontos positivos a aquisição de equipamentos para o setor (máquina fotográfica, gravador de áudio etc), a reestruturação do site do sindicato e a transmissão em tempo real das assembleias.

Já a ideia de realizar o Planejamento Participativo 2016, aberto a participação da base, foi para aproximar a categoria dos temas envolvendo o sindicato e suscitar o compromisso na participação e articulação das ações inerentes à ação sindical. Aproximar mais a base do sindicato, trazendo-o para o debate político, é um dos maiores desafios da gestão.

A coordenadora geral do SINASAFE Natal, Socorro Silva, ressaltou três elementos são fundamentais para que o planejamento seja exitoso: o entrosamento entre as diretorias com a integração de todas as ações desenvolvidas; a capacidade de ver o planejamento como peça estratégica e política da ação reflexão na prática; e o compromisso de todos os envolvidos no processo, tanto a base como a diretoria. Esta ação permite fazer sempre a reavaliação das ações e melhor desenvolvimento das metas planejadas. Segundo ela, um planejamento deve ser coletivo e dialógico. “Em 2015 nos reunimos por dois dias, montamos nossas ações, levamos para os campi e pedimos a sugestão dos servidores. Recebemos algumas ideias e incorporamos nas nossas ações para o ano, como a ideia da transmissão da assembleia em tempo real, que veio do Campus Parelhas”.

“Esse ano inovamos com a realização do Planejamento Participativo, pois essa é a primeira vez que uma gestão convida a base para participar do planejamento. Entendemos que a participação da categoria é primordial neste momento de construção das atividades do nosso sindicato”. Mesmo que esta participação seja gradativa, pontual e com a participação de poucos no início, mas o importante é ter clareza no princípio e na orientação apresentada pela gestão em garantir a participação de todos e todas servidores (as) no processo”, concluiu a coordenadora Socorro Silva.

Para o servidor Tonny Medeiros, que estava presente na reunião, o sindicalizado deve aproveitar esses momentos para contribuir e também para saber o que o sindicato lhe oferece.

Além da participação da base, este ano o sindicato ampliou o planejamento para a participação das funcionárias da seção. “Retomamos o exercício do diálogo com as servidoras do sindicato e achamos importante a participação de cada uma na reunião, pois elas estão ali no dia-a-dia da seção e devem entender toda a lógica e o funcionamento do sindicato”, disse o coordenador geral Maurilio Gadelha.

Para 2016, o SINASEFE Natal está definindo estratégias e prioridades para viabilizar o planejamento. O sindicato pretende reestruturar toda a sua logística e otimizar os serviços da seção; ampliar os recursos do sindicato com a adesão de novos filiados e aplicação dos recursos na Caixa Econômica Federal; criar canais que facilitem a comunicação com os sindicalizados; sistematizar o acompanhamento das ações judiciais; retomar a identidade do sindicato, com o resgate da história e memória do SINASEFE NATAL; trazer a formação política nas atividades do sindicato na ação continua e programada; disponibilizar um espaço de acolhimento para os aposentados; entre outras atividades a serem apresentadas para este ano.

Algumas ações que foram planejadas para 2015 e não foram realizadas já estão em curso, como as discussões para a reestruturação do Regimento Interno e a proposta de estadualização do sindicato; a realização do levantamento patrimonial; a prestação de contas que será realizada em março; e a definição dos rumos do imóvel do sindicato. Tudo isso a ser referendado na assembleia da categoria.

Carlos Teodósio elogiou a iniciativa da diretoria do SINASEFE Natal de realizar um Planejamento Participativo. “Quero parabenizar a gestão por essa iniciativa de se reunir com a base para fazer esse planejamento e dizer que vocês estão no caminho certo, pois planejar as ações e fazer a formação política são peças fundamentais que nos ajudam a ter êxito no seguimento sindical”.

Um novo encontro ficou marcado para o próximo dia 27 de fevereiro, no mesmo local, das 9h às 17h, quando a equipe vai finalizar o Planejamento das ações para 2016 e trazer a análise de conjuntura política e sindical, para fundamentar as ações do sindicato, mediante a difícil conjuntura política, salarial e sindical, que o país atravessa. A diretoria do SINASEFE reforça a importância da participação da base nesta atividade e convida a todos para se fazerem presentes e contribuir com a luta que é de todos que fazem parte do sindicato.

Participaram do encontro os coordenadores gerais do SINASEFE Natal, Edinésio Jales, Maurilio Gadelha e Socorro Silva; o diretor de Assuntos Jurídicos, Antônio Fernandes; o diretor de Assuntos de Aposentados, Eduardo Sinedino; a diretora de Formação Política, Maria Aparecida Fernandes; o tesoureiro adjunto, Victor Marques; as colaboradoras do sindicato, Maria Gerlane, Maria Laurinete, Alice da Silva e Ana Paula Cruz; e os servidores Goreth Alves e Tonny Medeiros.

Confira as fotos do evento no http://goo.gl/QmF3u3