Nos últimos dias 29 e 30 de abril, o SINASEFE Natal participou em Brasília-DF, do 1º Encontro de Formação de Dirigentes Financeiros/as do SINASEFE. Com o tema “Desafios presentes na gestão para a boa utilização dos recursos dos sindicatos”, o evento foi ministrado pelo economista do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), José Álvaro de Lima Cardoso.

O SINASEFE Natal esteve representado no evento pela tesoureira, Izabel Almeida, pelo Conselheiro Fiscal, Eduardo Janser, e pelo servidor do Campus Lajes, Diógenes Araújo. A coordenadora geral do SINASEFE Natal, Nadja Costa, também participou do Encontro de forma on-line.

Para a tesoureira da Seção, Izabel Almeida, o encontro foi esclarecedor e serviu para troca de experiências e ideias. ” O momento foi enriquecedor, vimos que as seções e também a DN têm problemas parecidos e com esse encontro tivemos a oportunidade de passar e receber informações que com certeza nos abriu novos horizontes em relação à tesouraria sindical. Com os conhecimentos adquiridos, poderemos aplicá-los no nosso dia a dia e, assim, aprimorar cada vez mais a tesouraria do sindicato”.

A coordenadora do SINASEFE Natal, Nadja Costa, participou do encontro de forma on-line. Para ela, o evento foi bem dinâmico com discussões gerais, com trabalhos de grupos presenciais e on-line.

Eduardo Janser, Conselheiro Fiscal do SINASEFE Natal, falou sobre sua participação no encontro, enfatizando que foi um momento importante, pois foi possível realizar a discussão das problemáticas que existes hoje nas finanças das seções sindicais e do SINASEFE Nacional, e buscar soluções para os problemas.

“A constatação mais evidente é que temos problemas nas receitas, que tá ligado às perdas salariais, e o diagnóstico foi unânime em todos os grupos: precisamos nos organizar para fazer uma campanha de filiação e aumentar o número de filiados. E para manter a ligação da categoria com o SINASEFE é importante ter algumas estratégias, como trazer planos de saúde e cooperativa de crédito, publicizar as ações judiciais, interiorizar a gestão e criar núcleos do sindicato em diversos campi e fazer uma prestação de contas mais rápida e transparente”, concluiu Eduardo Janser, que também informou sobre a construção de uma carta com o resultado das discussões feitas no Encontro e que será divulgada em breve pelo SINASEFE Nacional.

O servidor Diógenes Araújo considerou a participação no encontro como um momento muito importante. “Refletimos sobre as estratégias de resolução de problemas e incentivos para os nossos sindicalizados. Precisamos colocar em prática essas melhorias e aproximar a nossa base da luta pelos nossos direitos para juntos vencermos as batalhas que se apresentem”, concluiu Diógenes Araújo.

#SINASEFEnaLuta