A comitiva do SINASEFE Natal e os membros da CIS do IFRN seguem participando nesta sexta-feira (24/08) do 9º Fórum Nacional de Comissões Internas de Supervisão do PCCTAE – FNCIS. No início do dia, a Planária, após intensa discussão, aprovou o Regimento Interno para o 9º FNCIS. O debate estava previsto para o primeiro dia de evento, mas foi realocado devido a mudanças na programação. O documento é composto por 21 artigos e tem como objetivo disciplinar a organização e o funcionamento do encontro.

Neste momento, os participantes relatam suas experiências, enquanto membros das CIS, expõem para a plenária como ocorre a atuação dessas organizações nas diversas instituições espalhadas pelo país. O objetivo principal do grupo é permitir um intercâmbio entre as diversas CIS e facilitar as ações voltadas para aprimorar a carreira dos TAEs.

Entre as principais demandas trazidas pelos integrantes das comissões estão as dificuldades com relação à estrutura física para o funcionamento das CIS, o número reduzido de servidores interessados em participar das comissões e que já participam desses espaços atualmente. Além disso, os membros das Comissões também relataram os constantes enfrentamentos com gestões que não atuam pautados nos princípios da democracia.

Os trabalhadores também lembraram da natureza do trabalho da CIS e da necessidade do auxílio jurídico da procuradoria das universidades e institutos e de como essa relação pode ser conflituosa, tendo em vista as divergências de interesses que ocorre em algumas situações.

No Rio Grande do Norte, o cenário é um pouco diferente. Segundo Abinoan Soares, servidor do IFRN Campus Zona Norte e coordenador da CIS no Instituto, a Comissão conta com regimento aprovado, local próprio para desenvolver as atividades e mantêm uma boa relação com a gestão e com o sindicato. De acordo com o servidor, os membros da CIS se reúnem uma vez por mês e visitam os Campi regularmente, o que permite ao grupo estar próximo aos servidores e atentos aos problemas que vão surgindo no dia-a-dia dos TAEs.

Com a finalização desse momento, os participantes serão divididos em grupos de trabalho para discutir pautas do Plano de Carreira dos Cargos Técnicos-Administrativos. O 9º FNCIS acontece em Garopaba/SC e segue até domingo (26/08). Representam o SINASEFE Natal, o diretor de Assuntos Jurídicos da Seção, André Nobre, os servidores Tonny Medeiros, do Campus Natal-Central, Sandro Alves e Kaline Karla do Campus Parnamirim. Os membros da CIS do IFRN, Abinoan Soares e Guilherme Porfírio, também participam do Fórum.

#SINASEFENatalnaLuta