Dando continuidade ao debate sobre a estadualização/regionalização do SINASEFE no Rio Grande do Norte, a Seção Natal e Seção Mossoró realizaram na última sexta-feira (15), em Mossoró, uma reunião para discutir sobre as proposições no que se refere a representação e abrangência de atuação das entidades no âmbito do IFRN.

O encontro iniciou com um resgate das discussões das últimas reuniões sobre a meta de construir um sindicato estadual, tendo como primeiro passo a regionalização das seções existentes.

Neste primeiro momento de debates, ficou definido que o SINASEFE Natal e Mossoró vão tratar primeiro do processo de regionalização das unidades do IFRN, pois as mudanças que estão sendo realizadas no Regimento Interno do sindicato dependem dessa definição de abrangência das seções. As discussões sobre a estadualização serão feitas em outro momento.

A regionalização tem como objetivo promover um maior alcance da atuação sindical junto aos trabalhadores e trabalhadoras do IFRN e melhorar o processo de planejamento das ações e atendimento quanto ao acesso e participação do (a) filiado (a) às políticas sindicais. A medida é importante devido ao aumento significativo do número de unidades do Instituto inauguradas nos últimos anos no Estado (atualmente o IFRN conta com a Reitoria e 21 Campi).

“As discussões sobre o tema também são imprescindíveis para a definição das mudanças do Regimento Interno do sindicato, que no momento está sendo atualizado por uma comissão de estudo”, ressaltou Edinésio Jales, coordenador geral do SINASEFE Natal.

Como encaminhamento da reunião, ficou definido que serão realizados encontros por Campus para definir a abrangência de cada Seção. O grupo também ficou responsável por criar um calendário de atividades e um roteiro de discussão que norteará os debates que serão realizados com a categoria. A proposta é que os trabalhos sejam realizados em duas rodadas. A primeira será feita em julho e agosto, quando serão realizados fóruns para discussão e sugestões de propostas. A segunda rodada será feita em setembro e outubro, quando será realizada um encontro para encaminhamentos e apreciação das proposições apresentadas. A previsão é que no mês de novembro aconteça uma assembleia para consolidação do processo.

A próxima reunião entre as seções está prevista para acontecer em junho, quando serão definidas as atividades que vão ser feitas nos campi para esclarecimento da base. Lembrando que todas as deliberações sobre o tema serão apreciadas em fóruns/assembleias da categoria a serem convocados para esta finalidade nos campi.

Da Seção Natal participaram da reunião os membros da Comissão de Estudo do Regimento Interno: o coordenador geral do sindicato Edinésio Jales, e os servidores André Palhares e Tonny Medeiros. Da Seção Mossoró participaram os coordenadores gerais, Francisca Torres e Paulo Sidney, o coordenador de Formação Política, Pedro Brendo, e servidores da base.