Implementação da Racionalização do PCCTAE, fortalecimento da Comissão Nacional Docente (CND) e a luta contra a PEC 241/2016 (que por congelar gastos com Saúde e Educação por 20 anos paralisa avanços nas carreiras) estão entre os temas discutidos pelo GT Carreira do SINASEFE. Realizado nos dias 30/06 e 01/07, o encontro teve a participação de cerca de 80 sindicalizados de diversas regiões. Durante dois dias na capital federal, os trabalhadores debateram propostas, para as carreiras dos técnico-administrativos e dos docentes, que foram apreciadas durante a 143ª Plena, realizada logo em seguida.

Técnico-administrativos em Educação (TAE)
A respeito da carreira dos técnico-administrativos, itens como Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) para os TAE, aperfeiçoamento da carreira, as instituições militares de ensino e a racionalização dos cargos foram abordados. Na programação da atividade, o primeiro dia (quinta-feira, 30/06) foi destinado para o debate do segmento TAE.

Confira o relato elaborado pela Comissão Nacional de Supervisão (CNS) e os encaminhamentos aprovados pelo GT (importante verificar que a 143ª Plenária debateu os encaminhamentos, portanto podem existir alterações).

Docentes
Além da organização e dinâmica da Comissão Nacional Docente (CND), com nova composição definida 142ª Plena, os participantes debateram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/2016. Ao congelar gastos com saúde e educação por 20 anos, a medida impede quaisquer avanços na carreira e, portanto, teve destaque na programação do segundo dia (sexta-feira, 01/07). O PL 4251/2015, que faz alterações na carreira e tabelas salariais e a Portaria nº 17 da SETEC/MEC, possivelmente ilegal, sobre a atividade docente também foram discutidos pelo Grupo de Trabalho.

Confira o relato elaborado pela Comissão Nacional Docente (CND) e os encaminhamentos aprovados pelo GT (importante verificar que a 143ª Plenária debateu os encaminhamentos, portanto podem existir alterações).

Participação
Diversos sindicalizados destacaram, ao longo da atividade, a importância de participação, tanto de técnico-administrativos quanto de docentes, em ambos os debates, o que possibilitaria a apropriação do tema carreira de maneira completa.

Confira o álbum de fotos da atividade

Com informações do SINASEFE Nacional