A Diretoria Executiva do SINASEFE Seção Natal e da Seção Mossoró estiveram reunidos na última sexta-feira (06/10), no IFRN Campus Mossoró, com o secretário de Comunicação e Imprensa do Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (SINDSIFCE), Glácio Souza, para conhecer o modelo de gestão do sindicato cearense.

Glácio Souza explicou que o sindicato SINDSIFCE é formado por quatro seções ligadas ao SINASEFE Nacional: SINDSIFCE Fortaleza; SINDSIFCE Iguatu; SINDSIFCE Juazeiro e SINDSIFCE Crato, sendo que a seção Fortaleza engloba os municípios do estado que não possuem representação sindical. Ele fez uma explanação de como funciona as seções e respondeu as dúvidas que foram surgindo. O secretário de Comunicação se dispôs a contribuir com as seções no que for necessário.

A coordenadora geral da Seção Natal, Socorro Silva, agradeceu a contribuição de Glácio Souza na discussão da cosntrução de um sindicato. “Estamos buscando um entendimento para a construção da melhor organização e atuação do nosso sindicato no estado e convidamos os companheiros do Ceará para que eles pudessem nos apresentar a realidade das suas seções. Agradecemos ao Glácio, que veio representando a diretoria do SINDSIFCE para fazer essa explanação e nos ajudar nesse processo de organização da nossa luta no estado”.

Já o coordenador geral da Seção Mossoró, Paulo Sidney, destacou que o momento foi importante para esclarecer muitas dúvidas. “Estamos num processo de discussão para redesenharmos a forma de atuação do nosso sindicato. Já tínhamos tido esse encontro com o sindicato da Paraíba, agora com o do Ceará e, sem dúvida nenhuma, os dois momentos foram muito importantes e nos ajudaram a avançar em nossa discussão”.

Ao final do encontro, ficou definido que será enviado para as Assessorias Jurídicas das Seções Natal e Mossoró, os modelos de gestão implantados no SINTEFPB e no SINDSIFCE para que os advogados analisem e repassem para a direção das seções os trâmites burocráticos, o passo a passo para a mudança, e as vantagens e desvantagens de cada processo. Toda essa análise será levada para ser discutida com a base em visitas que serão realizadas nos Campi do IFRN e todas as deliberações sobre o tema serão apreciadas nas assembleias da categoria, a serem convocadas para esta finalidade.

As Seções Natal e Mossoró vem conhecendo o modelo do gestão de algumas seções do SINASEFE para em breve discutir com a base a construção de um sindicato que atenda as necessidades da categoria. No último dia 17 de agosto, as seções estiveram reunidas com representantes do SINTEFPB para conhecer como funciona a entidade, que é um sindicato estadual ligado ao SINASEFE Nacional, e ver questões políticas, vantagens e desvantagens do processo de estadualização.

Da Seção Natal, participaram do encontro os coordenadores gerais, Socorro Silva e Joás Andrade; e o representante da base, o servidor Edinésio Jales. Da Seção Mossoró, participaram os coordenadores gerais, Paulo Sidney e Pedro Breno; o tesoureiro, Francisco Edson; o diretor de Formação Política Sindical, Antônio Rank Sermilher; e o representante da base de Mossoró, o servidor Mauro Rogério.