Com uma reunião na última sexta-feira (26), o SINASEFE Natal iniciou, junto à Seção Mossoró, o debate sobre a regionalização/estadualização do sindicato no Rio Grande do Norte. O objetivo é iniciar um amplo e profundo processo de discussão sobre a estrutura sindical no estado, com a construção de seminários, reuniões entre as seções, assembleias de base, visitas técnicas a sindicatos do SINASEFE estadualizado etc. Com a culminância da realização de um grande congresso da categoria sobre o tema da Estadualização do Sindicato.

Como primeiro momento na reunião das seções foi apresentado a proposta de iniciarmos o debate com a redefinição de abrangências das Seções Natal e Mossoró. Tendo em vista um melhor planejamento das ações e atendimento quanto ao acesso e participação do (a) filiado (a) às políticas sindicais.

Atualmente, conforme o regimento das seções em vigor, cada seção representa apenas o campus na esfera administrativa, conforme área de atuação, ou seja, a seção Natal, representa o Campus Natal-Central e a seção Mossoró, representa o Campus Mossoró. Realidade esta que não corresponde a definição atual dos campi criados pelo processo de expansão no IFRN, pois esta atual estrutura foi para atender uma realidade na época apresentada.

A medida é importante devido ao aumento significativo do número de unidades do instituto inauguradas nos últimos anos no Estado (atualmente são 19 Campi e, em breve, serão 21 unidades) e necessária para que se promova um maior alcance da atuação sindical junto aos trabalhadores e trabalhadoras do IFRN. Mas todas e outras discussões apresentadas na reunião, serão apresentadas nas assembleias de base e aprovadas e referendadas pela categoria. O passo inicial já foi dado.

A próxima reunião acontecerá no dia 11 de março, no Campus Mossoró, onde serão definidos um cronograma das ações e reuniões entre as duas seções e será realizada a definição da redefinição das abrangências das seções. Na proposta inicial, a Seção Mossoró ficaria com a representação dos Campi Mossoró, Apodi, Ipanguaçu, Pau dos Ferros e Macau e a Seção Natal ficaria com os demais Campi.

Lembrando que todas as deliberações sobre o tema serão apreciadas nas assembleias da categoria a ser convocada para esta finalidade.

Participaram da reunião Socorro Silva, Edinésio Jales, Victor Marques e o assessor jurídico Carlos Alberto Marques, da Seção Natal; e Paulo Sidney, Pedro Breno Félix, e Luiz Carlos Batista Filho, assessor jurídico pela Seção Mossoró.