A Diretoria Executiva do SINASEFE Natal vem a público orientar a categoria sobre a Greve Geral de 18 de março diante da situação de pandemia pelo novo Coronavírus. Como já é de conhecimento da comunidade acadêmica, os servidores do IFRN, reunidos em Assembleia Geral, deliberaram pela adesão ao 18M. Desde então, o sindicato intensificou as atividades de mobilização, visitou os Campi e convocou a categoria a se somar ao conjunto de trabalhadores brasileiros que sairia nas ruas em defesa da educação, dos direitos e dos serviços públicos.

Nesse mesmo período, o número de casos de Covid-19 aumentou e chegou a mais países. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a crise como pandemia e tem orientado que todas as nações adotem medidas de contenção da disseminação da doença. Na última semana, o vírus não só chegou ao Brasil como tem se alastrado rapidamente, com casos confirmados em diversos estados da federação, inclusive no Rio Grande do Norte.

Diante desse cenário, centrais sindicais e movimentos sociais decidiram suspender as manifestações de rua marcadas para o dia 18 de março. A Diretoria Executiva do SINASEFE Natal, que vinha convocando a comunidade acadêmica a se somar ao ato unificado na quarta-feira, às 15 horas, em frente ao IFRN Campus Natal Central, deliberou, juntamente com membros do Comitê de Mobilização, a não participação da categoria em atos públicos, diante da situação excepcional que vivenciamos.

Na manhã desta terça-feira (17/03), o IFRN publicou um comunicado suspendendo as atividades acadêmicas presenciais da Instituição por tempo indeterminado, em virtude do alerta causado pela pandemia de coronavírus. Dessa forma, o SINASEFE entende que considerando a importância da nossa pauta de reivindicações, os servidores devem manter a mobilização da greve com atividades nas redes sociais, fazendo uso desse espaço para mobilizar a população sobre as nossas pautas, principalmente, entre às 10h e às 20h. É necessário lembrar que diariamente milhares de robôs se dedicam a disseminar ódio e destruir a imagem dos servidores públicos e precisamos fazer frente a mais esse ataque.

Quarta-feira, 18 de março, o IFRN vai estar em Greve Geral, com mobilizações nas redes sociais!

Nossa luta continua, mas é necessário que a preservação da saúde da nossa comunidade seja prioridade. Não devemos esmorecer, mas não podemos adotar as mesmas atitudes irracionais que têm sido incentivadas pelo governo Bolsonaro.

Diretoria Executiva do SINASEFE Seção Natal

#SINASEFEnaLuta
#18MGreveGeral