O SINASEFE Seção Natal vem a público manifestar seu repúdio contra a intervenção autoritária e política de Jair Bolsonaro na Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA). Ignorando a vontade da comunidade acadêmica e passando por cima do processo democrático realizado na universidade, o presidente nomeou a terceira colocada nas eleições para reitora da instituição.

Na última sexta-feira (21/08), em visita ao município de Mossoró/RN, o presidente Jair Bolsonaro anunciou a decisão pela nomeação da professora Ludimilla Oliveira para reitora da UFERSA, contrariando os resultados nas urnas do processo eleitoral democrático que contou com a participação de mais de 5 mil pessoas, entre professores, técnicos e estudantes da universidade.

Na consulta feita à comunidade acadêmica, o primeiro colocado no pleito, professor Rodrigo Codes, obteve 37,55% dos votos, sendo maioria nos três segmentos. Já o professor Jean Berg teve 24,84% dos votos e a interventora Ludimilla Oliveira foi a terceira colocada com 18,33% dos votos.

Apesar do formato de escolha por lista tríplice ser legal nas Universidades Federais, os últimos governos sempre nomearam o primeiro colocado no pleito, numa demonstração de civilidade, respeito pelo processo democrático e apoio à autonomia das instituições. A atitude do presidente Bolsonaro só reforça que vivemos uma falsa democracia conduzida por um presidente que se apequena todos os dias diante da nação, agindo não como um líder legitimamente eleito, mas como um mero déspota.

Assim como aconteceu no IFRN e em outras instituições federais pelo país, a UFERSA é desviada de sua missão principal, que é a oferta de educação pública, gratuita e de qualidade, para servir aos conchavos políticos e a implantação de um projeto autoritário de poder do governo Bolsonaro.

O SINASEFE Natal repudia veementemente a decisão política e autocrática do presidente Bolsonaro e se solidariza com os estudantes e os servidores da UFERSA, em especial, com o professor Rodrigo Codes, reitor eleito da Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA).

#SINASEFEnaLuta
#ForaInterventora
#PossedoReitorEleito
#ForaBolsonaro