O SINASEFE Natal vem a público repudiar, veementemente, a ação do interventor do IFRN, Josué Moreira, contra estudantes que realizavam, na reitoria, uma manifestação pacífica pelo restabelecimento da normalidade institucional.

Segundo relatos dos estudantes, o interventor, incapaz de lidar com manifestações democráticas, demonstrando completa imaturidade para o exercício do cargo, optou por trancar-se em seu gabinete e convocar o aparato repressor da Polícia Militar.

Todo nosso repúdio, também, à ação da Polícia Militar, que adentrou ao prédio do Instituto Federal e, desconsiderando o caráter pacífico do ato, fez uso de força abusiva e desproporcional, sem que as atitudes dos estudantes justificassem.

É inaceitável, e ao mesmo tempo simbólico, registrar na história do IFRN que, nem mesmo hoje, Dia do Estudante, a gestão interventora tenha conseguido frear seu perfil autoritário. Novamente, evidencia-se o seu desrespeito à Democracia, aos estudantes e a sua intolerância às manifestações de pensamento divergente.

Os estudantes são a razão de ser do IFRN e não podem ser tratados com coação e força policial por aqueles que deveriam estar empenhados em ajudá-los a ler o mundo e construir uma sociedade mais justa, mais igualitária e mais democrática.

É válido salientar que o ato realizado hoje foi organizado, horizontalmente, pelos estudantes. Os servidores, assim como membros da diretoria do SINASEFE Natal, se mantêm solidários ao movimento estudantil em prol de objetivos comuns.

O SINASEFE Natal, mais uma vez, na luta por democracia, se põe ao lado dos estudantes. Como eles costumam dizer, durante as diversas manifestações compartilhadas com os servidores, “a nossa luta unificou, é estudante junto com trabalhador”.

Viva o movimento estudantil! Viva os estudantes do IFRN! Fora Josué! Abaixo a intervenção!

Diretoria Executiva do SINASEFE Seção Natal

#PosseDoReitorEleito