A Diretoria Executiva do SINASEFE Seção Natal vem a público manifestar seu apoio aos servidores estaduais do Rio Grande do Norte que sofrem com os atrasos recorrentes no pagamento dos seus salários por parte do Governo do Estado do RN. A categoria vem vivendo um período de descaso pela gestão que não tem priorizado áreas fundamentais como saúde, educação e segurança.

Nesse cenário, os trabalhadores da UERN deflagraram uma greve desde o último dia 10 de novembro de 2017, seguidos pelos servidores da saúde no dia 13 de novembro.

Logo após uma manifestação realizada na segunda-feira (13/11), foi dado o início ao acampamento na Governadoria do Estado. Os docentes e servidores da saúde que participavam do ato foram recebidos com truculência pela Polícia Militar do Centro Administrativo, que disparou jatos de spray de pimenta contra os manifestantes.

Ambas as categorias denunciam o sucateamento dos serviços públicos, o desrespeito aos trabalhadores da saúde e da educação e reivindicam a regularização do pagamento salarial, que está em atraso, tendo em vista que só foi concluído o pagamento de setembro na última sexta-feira (10/11).

O SINASEFE Natal se une a essa luta em favor da manutenção de uma universidade pública, gratuita e de qualidade para todos, bem como apoia a causa dos servidores da saúde, que executam suas funções sem as devidas condições e com salários atrasados. Assim como os docentes da UERN não se calaram e os servidores da saúde não se omitiram, nós do SINASEFE Natal também não ficaremos quietos diante dos retrocessos e dos ataques aos direitos dos trabalhadores do estado.

O governador Robson Faria precisa honrar com seus compromissos constitucionais e parar com o sucateamento dos serviços públicos e com a precarização do trabalho dos servidores do estado. Não podemos ser coniventes com governos que não tratam áreas fundamentais como prioridade, pois enquanto o governo permanece inerte e ignora as reivindicações dos servidores, a população sofre pela falta dos serviços.

O SINASEFE Seção Natal se solidariza aos servidores do estado do Rio Grande do Norte e se coloca à disposição para enfrentar em conjunto todas as investidas e ataques aos direitos dos trabalhadores e a precarização dos serviços público e se põem ao lado dos excluídos e dos trabalhadores.

Créditos da foto: ADUERN