A Campanha Salarial Unificada dos Servidores Públicos Federais 2015 teve um momento marcante nesta quinta-feira (06/08). Caravanas com trabalhadores, estudantes e famílias do movimento popular de várias partes do país se reuniram na capital federal e marcharam, pela terceira vez em 2015, denunciando os ataques do governo aos seus direitos. Assim como na marcha mais recente, o SINASEFE montou sua coluna e marcou presença na atividade, e o Sinasefe Natal também participou da Marcha: Monique Oliveira, André Palhares, Daniel Lobão, Paulo Henrique Brazil, Erivanda Tavares, Francisco dos Santos, Francisco Feitosa e Tonny Medeiros representaram a Seção na mobilização.
Concentração e andamento
A manifestação se concentrou no gramado central da Esplanada dos Ministérios, quando lutadores de diversos segmentos se encontravam, tomavam seus lanches matinais e trocavam informes. O grupo seguiu para as vias centrais, passando em frente à Catedral e alcançando os caravaneiros da Fasubra, que bloqueavam as entradas do prédio do MPOG desde a madrugada para pressionar o ministério.
Aglutinando ainda as famílias do Movimento de Resistência Popular (MRP), a marcha percorreu a Esplanada, passando pelo Congresso e chegando ao bloco K, outro prédio do Ministério do Planejamento. Ao final da caminhada, a Polícia Militar foi truculenta, avançando com motocicletas, spray de pimenta e cassetetes para cima dos manifestantes.
Ministro não recebe o Fonasef
Enquanto uma comissão do Fórum dos SPF tentava diálogo com Barbosa, um representante da Secretaria de Relações de Trabalho no Serviço Público (SRT/MPOG) avisou por telefone a Daro Piffer, presidente do Sinal, que o ministro não os receberia e que a SRT havia recebido a incumbência de fazê-lo. O Fórum achou melhor não repetir ao Secretário Sérgio Mendonça tudo o que já foi dito nas mesas negociais, pois a intenção era conversar com o chefe da pasta. A última reunião entre Fonasef e governo aconteceu em 20 de julho, quando os representantes explicaram ao MPOG que a proposta parcelada em quatro anos foi rejeitada pelas entidades.
Ainda de acordo com o representante da Secretaria, as mesas setoriais de negociação com as entidades foram prorrogadas para a próxima semana e, provavelmente, a partir do próximo dia 17 o governo chamará os servidores novamente à mesa para uma resposta.
Nova reunião do Fonasef
O Fórum das Entidades se reunirá já nesta segunda-feira (10/08) e deve avaliar a atividade e debater os próximos passos da luta, tanto para entidades em greve quanto para as demais que compõe o colegiado.
*Com informações do Sinasefe Nacional
LEIA +