O Comando de Greve Unificado do SINASEFE Seções Natal e Mossoró marcou presença nessa terça-feira (28/05), na Plenária A Luta das Mulheres Grevistas, realizado pelo SINTEST-RN e pelo Movimento de Mulheres Olga Benário.
Com o tema “A organização e participação das mulheres na greve”, a Plenária aconteceu no auditório do Instituto Ágora, na UFRN, e contou com a presença de servidoras da base do IFRN, UFRN e Ufersa, além de representantes do movimento estudantil.
A servidora do IFRN, professora Cristina Tapuya, participou da mesa representando o Comando de Greve do SINASEFE. Ela iniciou sua participação com a intervenção “o acordo foi um golpe”, em referência à assinatura da proposta do governo pelo PROIFES. Na performance, o PROIFES é representado por um papel, que é pisoteado e rasgado sob aplausos.
Em sua fala, Cristina destacou que “o mundo patriarcal se reflete dentro das instâncias onde exercemos nossas funções e nosso dever enquanto mulheres é combater essas opressões, estar todas juntas, unidas e fazer nossas vozes ecoar também dentro desses espaços políticos nas instituições. Vamos ocupar todos os espaços de poder. O poder também é nosso e é um direito nosso”.
A servidora do Campus Natal-Central, Lívia Gomes, que é integrante do Negêdi e vice-presidente do Conselho Regional de Serviço Social, também fez uma fala na Plenária. Para ela, “os espaços públicos federais ainda é muito masculino, as pessoas que estão nos cargos de gestão são homens então é mais fácil pressionar as mulheres para voltarem ao trabalho. É um trabalho de união, de fortalecimento de nós enquanto mulheres trabalhadoras defendermos e lutar por uma sociedade minimamente igualitária”.
A atividade também contou com a presença da servidora Fátima Oliveira, do Campus São Paulo do Potengi, da servidora Sara Cordeiro, do Campus Lajes, e da servidora do Campus Natal-Central, Ilza.
É greve, porque é grave!
Só existe um caminho para a classe trabalhadora e esse caminho é a luta!
#SINASEFEnaLuta