Uma comitiva composta por membros da Diretoria e da base do SINASEFE Seção Natal desembarcou na tarde dessa quinta-feira (18/05), em Salvador/BA, para participar do 31º Congresso do SINASEFE (CONSINASEFE). O evento, de caráter estatuinte, delibera sobre o Estatuto da Entidade, mas também discute a conjuntura política vivida no país, com destaque para os rumos da educação pública. O tema escolhido para esse ano foi: Nenhum Direito a menos – Por uma educação Libertadora e Emancipadora.

Na programação do 1° dia, os dirigentes sindicais em conjunto com a base realizaram um Ato em defesa da tolerância religiosa e participaram de mesas temáticas com a professora Luzia Mota, do IFBA e com o professor Jonatas Monteiro da Rede Estadual de Ensino da Bahia. Além destes, o professor do IFRN, Dante Henrique Moura, discutiu as medidas tomadas pelo Governo Federal, pós o Golpe Parlamentarista de 2016, e suas consequências para a educação pública e para a classe trabalhadora.

Segundo Dante Moura, os movimentos sociais precisam se articular e buscar unidade. “O projeto em curso no país visa diminuir cada vez mais o tamanho do Estado. O nosso Estado, que já é mínimo, tende a ficar mais e mais insignificante. Não é um projeto de um partido, mas de uma parcela significativa da classe política nacional. As votações no Congresso, que aprovam sem dificuldades medidas impopulares, alinhadas a um projeto de Estado mínimo, são prova disso”, comentou o educador.

Diante do contexto, pós denúncias da JBS contra o presidente ilegítimo Michel Temer e o senador Aécio Neves, os participantes do 31º CONSINASEFE optaram por uma pausa nas palestras para assistir o pronunciamento oficial do peemedebista, pois se especulava uma possível renúncia do presidente ilegítimo. Após esse momento, a plenária deliberou pela suspensão da programação noturna do evento e pela adesão ao Ato contra o governo Temer e em favor da realização de eleições diretas, já que a renúncia não se concretizou. A comitiva do SINASEFE Natal também participou dessa atividade.

Após a manifestação, a Comissão de Organização do Congresso e a Direção Nacional (DN) do SINASEFE se reuniram para debater as alterações necessárias à programação do evento, que será retomado às 8 horas da sexta-feira (19/05). O CONSINASEFE teve início na manhã desta quinta-feira, no centro de convenções do Fiesta Hotel, e termina no próximo domingo (21/05). Participam do encontro, 438 delegados e 140 observadores.

Do SINASEFE Natal, participam do Congresso os seguintes representantes:  Edinésio Jales da Silva, Francisco José Feitosa, Ivana Lúcia da Silva, Tonny Medeiros Martinho, Erivanda Tavares do Nascimento e Maria do Socorro da Silva, do Campus Natal-Central; Érico de Moura Neto, Lílian da Silva Vieira e Jarley Nascimento, do Campus Macau; Maria Aparecida da Silva Fernandes, do Campus Parnamirim; Shilton Roque dos Santos, Sandoval Villaverde Monteiro e Victor Varela, do Campus Cidade Alta; Alian Paiva Nascimento, Eliza Cavalcante e Ricardo José Vilar da Costa, do Campus Ceará-Mirim; André João Palhares dos Santos, do Campus Canguaretama; Monique Dias Oliveira, do Campus São Paulo do Potengi; Aurir Marcelino dos Santos, aposentado; e a jornalista da Seção, Rita de Cássia Paulino.