No próximo dia 12 de março, na Universidade de Brasília (UnB), o SINASEFE, a Confederação de Educadores Americanos (CEA) e mais nove entidades da educação, realizarão uma atividade conjunta precedendo a Conferência Regional de Educação Superior (CRES+5). Objetivo do evento será “firmar um compromisso de condução para o desenvolvimento orientado para um mundo sustentável; pela paz; pela soberania e justiça social; e por uma educação superior e universitária a serviço dos nossos povos e do seu desenvolvimento humano” reforçam as entidades organizadoras.
Programação da atividade conjunta
- 09h – Apresentação das entidades;
- 14h – Mesa sobre Democracia Universitária, que debaterá o protagonismo de trabalhadoras, trabalhadores e estudantes no interior das instituições e nos territórios de atuação das IES;
- 16h – Mesa sobre a geopolítica mundial em uma conjuntura de guerra e o papel dos movimentos de trabalhadoras(es) e de estudantes na superação do capitalismo e construção de uma cultura de paz;
- 18h – Encerramento, elaboração e aprovação de Carta Aberta.
Convocação conjunta
Além das entidades que já assinam o documento abaixo, já se soma à convocação do evento a Organização Continental Latino Americana e Caribenha dos Estudantes (OCLAE).
Conferência de Educação Superior
A reunião de acompanhamento da Conferência Regional de Educação Superior (CRES+5), conhecida como CRES+5, será realizada de 13 a 15 de março de 2024 em Brasília-DF.
O encontro leva o nome de CRES+5 pois debate e avalia o progresso da educação superior cinco anos após a terceira Conferência, ocorrida em 2018, na cidade de Córdoba, Argentina. Também estabelece prioridades para o próximo evento, em 2028.
A CRES+5 será uma oportunidade para analisar as conquistas do ensino superior na América Latina e no Caribe e, ao mesmo tempo, estabelecer prioridades para a próxima Conferência Regional de Educação Superior em 2028.