Nesta terça-feira (28), o Grêmio Estudantil Djalma Maranhão, que representa os estudantes do Campus Natal-Central do IFRN, realizou assembleia a fim de debater questões referentes ao indicativo de construção de greve dos servidores públicos federais, dentre os quais docentes e técnico-administrativos das Instituições Federais de Educação, incluindo o instituto norte-rio-grandense. Na ocasião, o Sinasefe Natal foi convidado a esclarecer aos presentes os motivos de uma possível greve da categoria.
 
O diretor de Formação Política e Sindical do Sinasefe Natal, Alcindo Mariano, explicou aos estudantes que o momento é de discussão junto à base sobre a possibilidade ou não da greve, e que essa mobilização está sendo construída aos poucos, estando aberta, inclusive, à participação discente, para que se possam discutir as demandas estudantis e somá-las à pauta de lutas.
 
“O Sinasefe não representa a mim ou a determinado professor, determinado técnico. O Sinasefe representa toda uma categoria de trabalhadores que sequer teve suas demandas devidamente ouvidas no ano de 2013. Este ano, estamos diante de uma conjuntura única de mobilização social, chance que não pode ser perdida pelos trabalhadores e pela sociedade em geral, de se fazer ser ouvida, de mostrar para o mundo que a Copa está aí mas que nós não estamos satisfeitos com a situação que vivemos em nosso País. Sabemos que uma greve afeta a todos, mas esse é o último recurso a ser utilizado, quando quem deveria estar disposto a negociar fecha as portas e não dialoga”, afirmou Alcindo.
 
Uma Assembleia Geral do Sinasefe Natal será realizada no próximo dia 14 de fevereiro para a discussão do tema junto à base, e também será aberta à participação dos estudantes (local e data serão definidos e divulgados nos próximos dias). “Reuniões ampliadas vêm sendo realizadas nas últimas semanas para dar início a essa conversa. Nada foi nem será decidido pelo sindicato apenas; é a categoria que ditará os rumos dessa mobilização”, acrescentou Alcindo.
 
Para conferir o ofício enviado pelo Sinasefe Natal ao Grêmio e ao DCE sobre a situação atual e que reforça a importância da participação discente nas discussões em vigor clique AQUI e AQUI.
 
Saiba mais nas matérias relacionadas: