O SINASEFE Seção Natal participou nesse final de semana, da II Conferência Nacional Popular de Educação – CONAPE 2022, que foi iniciada na sexta-feira (15/07), com o ato e caminhada e e encerrada no dia 17 com a aprovação da Carta de Natal em defesa da educação pública.
A abertura da CONAPE 2022 foi realizada na sexta-feira (17/05), na marcha política e cultural pela Educação que reuniu nas ruas de Natal mais de cinco mil trabalhadores do campo da educação, movimentos sociais e estudantis e entidades sindicais que lutam por uma educação pública de qualidade.
A marcha teve início no IFRN Campus Natal-Central, seguiu pela avenida Senador Salgado Filho e foi encerrada na Praça da Árvore de Mirassol, com a abertura oficial da CONAPE 2022.
O SINASEFE Natal esteve representado no ato pela coordenadora geral, Nadja Costa, e a tesoureira, Izabel Almeida. A professora Nadja falou em nome do sindicato e destacou que “estamos organizados para dizer ao governo, que é inimigo da educação e dos serviços públicos, que nós, sociedade organizada, vamos derrotar esse fascismo e todos os retrocessos impostos pelo governo Bolsonaro. Fora Bolsonaro e sua política nefasta contra a educação!”
O SINASEFE Nacional também estava representado no ato por Manoel Porto Júnior e João Cichaczewski, da pasta de Políticas Educacionais e Culturais.
O segundo dia do evento contou com mesas de debates com apresentações de Trabalhos Acadêmicos, atividades autogestionadas propostas pelas entidades e parceiros estratégicos do campo educacional e áreas setoriais com apresentações culturais, exposições, mostras, rodas de conversas, minicursos, palestras, mesas redondas, painéis, reuniões, lançamentos de livros, apresentação cultural, plenárias de Eixos para o Documento Base da CONAPE, estandes, Feira da Economia Solidária e a exposição do Centenário Paulo Freire.
No terceiro dia da CONAPE 2022, foi realizada a Plenária que aprovou a Carta de Natal, documento que registra o compromisso coletivo em defesa da educação pública de qualidade, laica, democrática e inclusiva para todas e todos.
De acordo com o presidente interino da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), Roberto Leão, a Carta é um resumo do Documento final da etapa nacional da CONAPE, no qual aponta as reivindicações do ramo da educação e as pautas do movimento rumo à reconstrução do país.
Roberto Leão também enfatizou que “a CONAPE é resultado de um esforço solidário, que mostra que nós somos capazes de nos organizarmos e fazermos tudo que for necessário. A CONAPE está na disputa da educação pública deste país. Tenho certeza de que cada um e cada uma daqui sai fortalecido para as próximas lutas”.
O SINASEFE Natal esteve representado nos dois dias de atividades da Conferência pela coordenadora geral, Nadja Costa, que junto com as professoras do IFRN, Francy Izanny e Rejane Barros, lançou o livro “Formação Docente e Práticas Pedagógicas em Educação Profissional e Tecnológica”. Juntamente com outros servidores do IFRN, que prestigiaram o evento, a coordenadora também acompanhou a leitura e a provação da Carta de Natal.
>> A leitura da Carta de Natal pode ser conferida no link: https://youtu.be/pM5LOXVrKiU. A Carta na íntegra será divulgada em breve no nosso site e nas nossas redes sociais.
#SINASEFEnaLuta
#CONAPE2022
Foto da capa: Jordana Mercado